quarta-feira,

18/09/2024

Joinville/SC

Votação do Afastamento do Vereador Mauricinho Soares na Câmara de Joinville

A Câmara Municipal de Joinville vota hoje (14/12) o afastamento do Vereador Mauricinho Soares. A sessão, marcada para às 16h, analisará o pedido de afastamento do cargo encaminhado pela Comissão de Ética da casa. Esta solicitação decorre da prisão em flagrante do vereador por porte de arma sem registro, sendo liberado após o pagamento de fiança.

Paralelamente, tramita uma comissão processante devido à suspeita de envolvimento do parlamentar em irregularidades e corrupção no Detran de Joinville, onde Mauricinho foi detido na semana anterior. A investigação, denominada Operação Profusão, está sob responsabilidade da Polícia Civil.

O que envolve o pedido? A alegação da Comissão de Ética é a manutenção da prisão do parlamentar, sugerindo seu afastamento do cargo até a conclusão dos procedimentos judiciais. Apesar de estar detido, segundo a legislação, ele permanece no cargo, continuando a receber o salário mensal. A Comissão baseia-se no Regimento Interno da Câmara, que no parágrafo 3º do artigo 6º, prevê a possibilidade de suspensão em caso de impedimento de participação nas sessões e deliberações.

Para aprovação do afastamento são necessários 13 votos durante a votação no plenário. Ontem (13), após passar pela Comissão Ética, o Presidente Diego Machado apresentou o requerimento em plenário. Contudo, devido à ausência do quórum mínimo para votação, um novo pedido foi feito para que a votação seja realizada nesta quinta-feira (14/12).

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo