Um mês após o grave acidente envolvendo um caminhão que derramou ácido sulfônico no rio Seco, provocando a interrupção do fornecimento de água e gerando apreensão na população de Joinville, os vereadores da cidade retomam a cobrança pela proibição do tráfego de cargas perigosas na Serra Dona Francisca, localizada na SC-418, uma rodovia estadual.
Nesta terça-feira (27), os parlamentares aprovaram uma moção que solicita à Assembleia Legislativa de Santa Catarina que agilize a aprovação de projetos com esse propósito.
Na Alesc, tramitam propostas apresentadas por Fernando Krelling (MDB) e Maurício Peixer (PL), ambas já discutidas na Câmara de Vereadores de Joinville.
A moção, de autoria do vereador Pelé (MDB), visa expressar a expectativa de que o projeto de lei de Krelling seja aprovado, trazendo assim uma sensação de segurança à comunidade local.
A preocupação com o tráfego de cargas perigosas na Serra Dona Francisca não é recente entre os vereadores.
Desde 2019, uma lei municipal (8.773) já proíbe o transporte de substâncias prejudiciais à população durante determinado período do dia, entre o limite de Joinville e a BR-101.