Dois professores da Rede Municipal de Ensino de Joinville foram reconhecidos na etapa estadual do prêmio Educador Transformador, por trabalhos desenvolvidos com os alunos de escolas municipais.
A 2ª edição da premiação ocorre em todo o país, realizada por Sebrae, Bett Brasil e Instituto Significare.
A professora Ana Paula Luciano do Amaral foi destaque em duas categorias, com a segunda colocação em
“Ensino Fundamental – Anos Finais” e a terceira posição em “Ensino Fundamental – Anos Iniciais”, com projetos desenvolvidos na Escola Municipal Doutor Abdon Baptista.
“Foi uma emoção muito grande saber que os dois projetos foram escolhidos em nível estadual.
Lutamos muito para tirá-los do papel no ano passado e ver que eles foram reconhecidos, levando o nome da escola para todo o Estado, nos traz muita alegria”, conta a professora.
O projeto “Papirando em bolhas de sabão”, que ficou em segundo lugar, foi desenvolvido em parceria com as professoras de Ciências e Arte.
Ele consiste na reciclagem de papel e fabricação de sabão com o reaproveitamento de óleo de cozinha.
Já o terceiro colocado, “Simeart – Um olhar sobre a cultura indígena”, envolveu a releitura de grafismos indígenas, a produção de cestarias e apresentações de música e danças que abordassem a temática.
Ele foi desenvolvido em parceria com os professores de Arte e Educação Física.
Projeto sobre hábitos saudáveis fica em segundo lugar
O outro representante da Rede Municipal de Ensino reconhecido no prêmio foi o professor Fernando Jeremias Batista, da Escola Municipal Presidente Arthur da Costa e Silva.
Ele ficou na segunda colocação da categoria “Ensino Fundamental – Anos Inciais”, com o projeto “Corrente ODS”.
“É um reconhecimento do trabalho que já desenvolvo há bastante tempo com os alunos.
Quando a gente ganha uma premiação assim se sente muito valorizado como professor e dá ainda mais energia para continuar trabalhando com esse projeto”, destaca o professor de Educação Física.
O trabalho foi desenvolvido com turmas do quinto ano para incentivar a prática de hábitos saudáveis.
Os alunos criaram ideias de práticas saudáveis para a comunidade, fizeram ilustrações e ainda participaram de um passeio ciclístico organizado pela escola para os moradores do bairro Rio Bonito.