Com o objetivo de dar mais visibilidade e valorizar práticas de projetos bem-sucedidos, desenvolvidos por servidores públicos da Prefeitura de Joinville, a Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Joinville (Caisan) promoveu o Prêmio de Práticas Exitosas em Segurança Alimentar e Nutricional.
O anúncio dos projetos vencedores ocorreu na sexta-feira (1º/11), no prédio O Farol.
O prêmio contemplou experiências e projetos em três eixos temáticos, sendo: promoção e ampliação da produção e do acesso a alimentos adequados e saudáveis; redução da perda e do desperdício de alimentos; e ações de educação alimentar e nutricional.
Ao todo, foram inscritos sete projetos desenvolvidos em diferentes áreas das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Educação.
A comissão julgadora avaliou critérios como inovação, resultados alcançados, aplicabilidade, relevância, alinhamento às diretrizes da Política de Segurança Pública Alimentar e Nutricional, abordagem intersetorial e eficiência.
De acordo com Patrícia Girardi, coordenadora da Área de Segurança Alimentar da Secretaria de Assistência Social (SAS) de Joinville e secretária-executiva da Caisan, a premiação reconhece trabalhos iniciados muitas vezes por iniciativa dos próprios servidores e que poderão contribuir no Plano Municipal de Segurança Pública e Nutricional que está sendo elaborado pela Caisan.
“Ficamos muito satisfeitos em ter oportunizado esse espaço de valorização e reconhecimento às práticas realizadas pelos servidores”, afirma Patrícia.
Já a secretária de Assistência Social de Joinville, Fabiana Cardozo, destacou a responsabilidade do município na articulação e execução dessas políticas públicas.
Entre as ações executadas, pode-se destacar o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), projetos voltados à formação e qualificação de servidores e usuários para melhorar a alimentação, e os Restaurantes Populares que oferecem café da manhã, almoço e jantar garantindo segurança alimentar aos usuários, todos os dias do ano.
“A nossa proposta é chamar atenção para essa política pública. Nessa premiação, nós conseguimos envolver outras secretarias, universidades e servidores para que façam distinção das políticas e, ao mesmo tempo, que estejam envolvidos e conscientes da necessidade da segurança alimentar e nutricional para os nossos usuários”, completou a secretária.
Confira os premiados:
Eixo A – Promoção e ampliação da produção e do acesso a Alimentos Adequados e Saudáveis
1º lugar – Projeto Plantar e A-Colher
Eixo B – Redução da perda e do desperdício de alimentos
1º lugar – Sustentabilidade e Segurança Alimentar nos Restaurantes Populares de Joinville
2º lugar – Projeto Prato Limpo – Ação de Combate ao Desperdício de Alimentos no Programa de Alimentação Escolar do Município de Joinville
Eixo C – Ações de Educação Alimentar e Nutricional
1º lugar – Grupo Nutrindo a Vida – Um olhar multidisciplinar sobre a importância da introdução alimentar em um serviço especializado de Joinville
2º lugar – Programa Mama Nenê – Incentivo ao Aleitamento Materno
3º lugar (empatados) – Prática “Aprendendo sobre a alimentação saudável” e “Educa SAN”