O Departamento de Investigações Criminais (DIC) de Joinville realizou, nesta semana, uma operação que resultou na prisão de uma mulher por maus-tratos a animais, poluição ambiental e crimes contra o consumidor.
A ação foi desencadeada após denúncia encaminhada pela 21ª Promotoria de Justiça, relatando maus-tratos a cavalos em uma propriedade rural no bairro Vila Nova.
Com base nas informações, foi organizada uma força-tarefa envolvendo diversos órgãos, incluindo a Polícia Científica, Vigilância Sanitária, Centro de Bem-Estar Animal (CBEA), CIDASC e voluntários.
Na propriedade, foram encontrados diversos animais — como cavalos, suínos, aves e cães — em condições de maus-tratos. Também foram resgatados outros animais domésticos e de produção.
Durante a vistoria, os agentes identificaram um chiqueiro com despejo irregular de dejetos diretamente em um curso d’água, caracterizando crime ambiental. No local, também funcionava um comércio com alimentos e bebidas impróprios para o consumo, que foram inutilizados pela Vigilância Sanitária.
Além disso, foram apreendidas motosserras em situação irregular, sem a devida autorização do IBAMA para posse e uso.
A mulher proprietária do local foi presa em flagrante, e autuações administrativas foram aplicadas pelos órgãos competentes.
As investigações continuam com o objetivo de identificar e responsabilizar outros envolvidos, incluindo o companheiro da mulher presa.