A Polícia Civil de Santa Catarina, através da Divisão de Crimes contra o Meio Ambiente da DIC de Joinville, iniciou uma investigação para apurar as causas e responsabilidades relacionadas ao tombamento de um caminhão na Serra Dona Francisca, em Joinville, na manhã desta segunda-feira (29).
O veículo estava transportando ácido sulfônico, e devido ao acidente, o produto vazou, atingindo o Rio Cubatão.
A delegada Tânia Harada, encarregada da investigação, informou que o local já foi periciado, e a empresa responsável pelo transporte foi identificada.
Ela também mencionou que será solicitada uma perícia no caminhão, e o DNIT será notificado para verificar possíveis irregularidades no transporte da carga.
Empresa responsável pela carga emite nota de esclarecimento
A Buschle & Lepper Distribuidora de Produtos Químicos vem a público informar que o caminhão cujo acidente na SC-418 resultou no vazamento do produto químico, transportava o Ácido Sulfônico para a unidade de distribuição de Joinville.
Este insumo, utilizado para a produção de detergentes e similares, era transportado pela empresa terceirizada Transpare Transportes (Inlog).
A transportadora é homologada para esta atividade pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), além de possuir as certificações necessárias para o transporte de produtos químicos.
A empresa lamenta as consequências desta ocorrência para o abastecimento de água de Joinville e para o meio ambiente, informa que seus técnicos estão atuando junto ao Gabinete de Crise da Prefeitura de Joinville.
Logo após o acidente, a empresa busca de soluções para reparar os danos causados e que está acompanhando junto à Inlog a identificação das causas do acidente, as providências necessárias para mitigar os impactos socioambientais e a evolução do quadro de saúde do motorista.