A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da 1ª Delegacia de Roubos e Extorsões do DEIC, deflagrou nesta quarta-feira (08/10/2025) a operação “Caixa Forte”, voltada ao combate de uma associação criminosa especializada em furtos a caixas eletrônicos.
A ação aconteceu em cidades de Santa Catarina, com o cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão preventiva.
A operação contou com o apoio da Polícia Civil de SC, incluindo as delegacias DR-DEIC-SC, DIC Joinville e São João Batista, que auxiliaram na identificação dos suspeitos e na execução das ordens judiciais.
Investigação
A apuração teve início em junho deste ano, após uma tentativa de furto a um caixa eletrônico em um estabelecimento de concessão de créditos pessoais no centro de São Leopoldo (RS).
Os criminosos pularam o muro de um terreno vizinho, arrombaram a porta dos fundos e tentaram impedir a visualização usando tinta spray branca na porta de vidro.
Apesar da ação, o furto não foi concluído porque um cidadão percebeu a movimentação e acionou a polícia.
Ao longo das investigações, a equipe conseguiu identificar três suspeitos, todos residentes em Santa Catarina.
Resultados da operação
Com as prisões preventivas autorizadas, equipes da 1ª DR/DEIC deslocaram-se a Santa Catarina, dando cumprimento às ordens judiciais nas cidades de Joinville, São Francisco do Sul e São João Batista.
Foram presos D.F.M., 31 anos; I.B., 49 anos; e J.C.A., 36 anos, todos com antecedentes por crimes patrimoniais.
Veículos e objetos relacionados à investigação também foram apreendidos.
Após os procedimentos legais, os três suspeitos foram encaminhados ao sistema prisional de Santa Catarina e permanecem à disposição da Justiça.
A Polícia Civil reforça seu compromisso de combater de forma efetiva crimes patrimoniais, contribuindo para a segurança da população.