O patrulhamento tático no estado é exercido em todas as regiões de Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC), sendo a principal atividade em 2º nível de resposta em ocorrências policiais: nível especial.
A Polícia Militar, assim como em todas as suas atribuições de polícia ostensiva que exerce para a garantia da ordem pública, tem a certeza de ter nos “táticos” do estado uma grande ferramenta preventiva e repressiva dissuasória do crime.
Em 7 de novembro de 2023, foi criado em Joinville, por meio do Decreto Estadual Nº 335, o 1º Batalhão de Pronta Resposta (BPR), sob comando do tenente coronel PM Celso Mlanarczyki Júnior, fruto de um projeto previsto no Plano Estratégico de Comando 360 da PMSC.
O principal objetivo deste projeto foi criar uma OPM (Organização Policial Militar) que pudesse nortear os rumos da atividade no Estado, gerando doutrina sem interferir na gestão administrativa e operacional dos comandantes locais.
O 1º workshop de patrulhamento tático reuniu 70 policiais militares de todos os táticos do Estado, sendo os representantes instrutores em suas cidades e possuidores de grande expertise na atividade.
Foram debatidos no evento a definição e padronização de atribuições dos integrantes da equipe tática, bem como alinhamentos sobre o conceito de pronta resposta e metodologia para fixação de doutrina.
Os resultados obtidos foram consolidados em ata e serão inseridos na nova instrução reguladora.
O evento contou com a presença do comandante ceral da PMSC, coronel PM Aurélio José Pelozato da Rosa e do comandante do 5º Comando Regional, coronel PM Marcio Leandro Reisdorfer.
A aula inaugural foi realizada pelo subcomandante geral da PMSC, coronel PM Alessandro José Machado, autor do livro “O raio precursor”, com o tema “A evolução do patrulhamento tático na Polícia Militar de Santa Catarina”