sexta-feira,

12/07/2024

Joinville/SC

Onda de frio derruba temperaturas no Estado

Neste fim de semana a passagem de uma frente fria provoca ventos fortes e queda nas temperaturas.

O evento deve acontecer especialmente nas áreas litorâneas do Litoral Sul e da Grande Florianópolis.

Os ventos sopram de sudoeste/sul, com velocidades médias entre 15 e 25 km/h e rajadas entre 45 e 70 km/h.

Com os ventos intensos o mar fica agitado e com risco de ressaca no Litoral catarinense entre esta sexta-feira , 24, e o sábado, 25.

O mar começa a subir ao longo da noite desta sexta, 24 , apresentando ondas com alturas entre 2,5 e 3,5 m e picos de até 4,0 m na Grande Florianópolis

Os ventos do quadrante sul combinados à maré astronômica (causada pela Lua Cheia) também fornecem  condições para alagamentos costeiros em municípios do Baixo Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Sul nestes dois dias, nos horários de pico da maré astronômica.

Além dos ventos, uma massa de ar frio, vinda da divisa com o Rio Grande do Sul, provoca queda nas temperaturas, nas regiões do Extremo Oeste, Oeste, Meio-Oeste e Planalto Sul.

A massa de ar frio avança para o restante do estado até o final do dia, com as temperaturas mínimas do dia sendo esperadas para a noite de sábado.

Os ventos de quadrante sul provocados pelo avanço de um sistema de alta pressão intensifica a sensação de frio, especialmente nas regiões costeiras.

Tanto no sábado, quanto no domingo, 26, o tempo deve permanecer nublado a encoberto em Santa Catarina, o que faz com que as temperaturas praticamente não se elevem nas manhãs e tardes, ou seja, a amplitude térmica será baixa com sensação de frio intenso.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo