Policiais Civis da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Joinville, em ação conjunta com servidores do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), realizaram uma fiscalização no bairro Itaum, onde resgataram um papagaio-do-peito-roxo, uma espécie ameaçada de extinção.
A operação ocorreu após uma denúncia anônima feita via 181, relatando a presença de uma ave silvestre mantida em cativeiro em condições de maus tratos em um estabelecimento comercial.
No local, uma mulher de 23 anos apresentou documentos que incluíam nota fiscal e certificado de origem do animal silvestre.
No entanto, durante a inspeção, foi constatado que os documentos eram falsos.
A mulher alegou ter comprado o animal de boa-fé, pagando um valor muito inferior ao apresentado na nota fiscal.
Diante dos fatos, a suspeita foi presa em flagrante por uso de documento falso, maus tratos a animal silvestre e manutenção irregular de espécie ameaçada de extinção em cativeiro – crimes que agravam a situação, dado o risco de extinção do papagaio-do-peito-roxo.
Após a formalização da prisão em flagrante, a mulher foi encaminhada ao presídio de Joinville, onde ficará à disposição da justiça para responder pelos crimes.