sábado,

20/07/2024

Joinville/SC

Mostra Dança na Escola reunirá 1,7 mil alunos de escolas municipais para apresentações abertas à comunidade escolar

Durante o mês de junho, quatro Escolas Municipais de Joinville serão palco da primeira edição da Mostra Dança na Escola.

Elas receberão apresentações protagonizadas por aproximadamente 1,7 mil alunos integrantes do programa desenvolvido pela Rede Municipal de Ensino, em parceria com o Instituto Festival de Dança.

A abertura da mostra ocorre na próxima quarta-feira (5/6), às 19 horas, na Escola Municipal Professora Lacy Luiza da Cruz Flores, no bairro Itinga.

A unidade receberá coreografias de sete escolas integrantes do programa Dança na Escola, divididas em duas noites.

A mostra contará com oito noites de espetáculos, às quartas e quintas-feiras de junho, cada semana em uma escola diferente.

O evento é aberto para os pais e responsáveis dos alunos do programa e toda a comunidade escolar. As escolas CAIC Mariano Costa (Adhemar Garcia), Thereza Mazzolli Hreisemnou (Jardim Paraíso) e Valentim João da Rocha (Vila Nova) também receberão apresentações ao longo do mês.

“Será um momento para os alunos demonstrarem tudo aquilo que aprenderam, além de receberem a valorização e a celebração por parte do público.

Já os pais e familiares poderão assistir às apresentações e ver o quanto a dança, que já é uma característica tão marcante em Joinville, também está presente nas nossas escolas”, conta o secretário de Educação, Diego Calegari.

Para o presidente do Instituto Festival de Dança, Ely Diniz, a mostra será um momento muito especial porque representa o resultado do primeiro ano da parceria entre a Prefeitura de Joinville e o Instituto Festival de Dança.

“Ela é uma das ações que desenvolvemos para que a nossa cidade torne-se cada vez mais uma referência nessa área, com a dança fazendo parte do dia a dia da população.

Por isso é tão importante que a mostra aconteça de forma descentralizada, com as apresentações na escola, o que garante ainda mais o acesso das famílias e da comunidade em geral”, avalia.

O evento ocorre como parte da parceria entre Secretaria de Educação e Instituto Festival de Dança, firmada em julho do ano passado para ampliar o programa Dança na Escola de seis para 27 escolas, aumentando o número de alunos atendidos de 600 para 1,7 mil crianças e adolescentes.

Alunos estão em fase final de preparação

Faltando poucos dias para o início da mostra, os alunos do programa estão em fase final de preparação com os ensaios das coreografias. A temática escolhida para a primeira edição do evento foi “cinema”, na qual professores e estudantes se inspiraram para desenvolver trabalhos que remetem a diferentes produções cinematográficas.

“Estão todos na expectativa para as apresentações e focados nos ajustes finais das coreografias e figurinos. Será um momento muito especial e, com certeza, veremos um grande espetáculo todas as noites”, complementa Juliana da Silva Alano, coordenadora de contraturno e tempo integral da Secretaria de Educação.

Nesta semana, os alunos realizaram as últimas provas dos figurinos produzidos especialmente para surpreender nas apresentações. Todos os estudantes do programa recebem gratuitamente os figurinos, as sapatilhas e os adereços, além de transporte e alimentação para as noites de apresentação.

Confira a programação completa

5 de junho – Local: EM Lacy Luiza da Cruz Flores
EM Lauro Carneiro de Loyola
EM Plácido Xavier VIeira
EM Sadalla Amin Ghanem
EM Virgínia Soares

6 de junho – Local: EM Lacy Luiza da Cruz Flores
EM Edgar Monteiro Castanheira
EM Lacy Luiza da Cruz Flores
EM Orestes Guimarães

12 de junho – Local: EM CAIC Mariano Costa
EM Amador Aguiar
EM Joaquim Félix Moreira
EM Saul Sant’Anna

13 de junho – Local: EM CAIC Mariano Costa
EM CAIC Mariano Costa
EM João Costa
EM Nilson Wilson Bender
EM Rosangela Martinowsky Baptista

19 de junho – Local: EM Thereza Mazzolli Hreisemnou
EM CAIC Francisco José Rodrigues de Oliveira
EM Max Colin
EM Thereza Mazzolli Hreisemnou

20 de junho – Local: EM Thereza Mazzolli Hreisemnou
EM Curt Alvino Monich
EM Hans Dieter Schmidt
EM Hilda Anna Krisch
EM Rosa Maria Berezoski Demarchi

26 de junho – Local: EM Valentim João da Rocha
EM Avelino Marcante Extensão
EM Karin Barkemeyer
EM Padre Valente Simioni

27 de junho – Local: EM Valentim João da Rocha
EM Pedro Ivo Campos
EM Ruben Roberto Schmidlin
EM Valentim João da Rocha

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo