Joinville Receberá Parque Fabril de Líder Mundial em Tecnologia
Na manhã desta quinta-feira (20), o vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, cumpriu agenda de compromissos em Joinville.
Durante o encontro com empresários na Associação Empresarial de Joinville (ACIJ), o prefeito Adriano Silva anunciou a instalação do parque fabril da TP-Link no município.
“A TP-Link chegando no município é uma grande conquista, afinal nós estamos falando de uma das maiores empresas do mundo de tecnologia. A expectativa deles é gerar cerca de 800 empregos entre diretos e indiretos”, explica o prefeito.
Com o funcionamento pleno da nova planta, a expectativa é de um incremento de aproximadamente 1% no Produto Interno Bruto (PIB) do município.
Para isso, a Prefeitura de Joinville e a empresa multinacional de tecnologia TP-Link International Shenzhen Co. Ltd.
firmaram um Protocolo de Intenções para instalação de novo complexo na cidade, que será o primeiro da multinacional no Brasil.
As negociações ocorrem desde janeiro deste ano, quando executivos da TP-Link participaram de uma reunião com o prefeito Adriano Silva e o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SDE), William Escher. A partir de então, a negociação teve continuidade.
Sobre a TP-Link
A TP-Link foi fundada em 1996, na China.
Está presente em 120 países e é responsável pelo desenvolvimento, produção e venda de produtos de tecnologia para os mercados doméstico e corporativo, com modems, switches, roteadores, access points, adaptadores, entre outros.
A empresa possui dois grandes centros de manufatura e nove fábricas, além de outras unidades de apoio na Ásia. Além disso, possui escritórios comerciais e centros logísticos em diversos países.
Emprega mais de 20 mil colaboradores e comercializa cerca de 180 milhões de produtos por ano. Em nível mundial, detém cerca de 42% do total do mercado.
Entidades apresentam demandas
Ainda no encontro com o Conselho de Entidades e a Prefeitura, o vice-presidente Geraldo Alckmin ouviu as demandas das associações.
A ACIJ falou sobre a Reforma Administrativa; o controle dos gastos públicos; a criação do Conselho de Gestão Financeira; e agradeceu pela iniciativa do PL 2/2024 e a sanção da Lei Ordinária 14.871, que tratam da Depreciação Acelerada.
Já a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) ressaltou a importância para o comércio e produção local que as compras internacionais passem a ter a cobrança do Imposto de Importação.
A Associação de Joinville e Região de Pequenos, Micro e Médias Empresas (Ajorpeme) levantou questionamentos sobre o Simples Nacional e a extinção do sublimite.
A Associação dos Comerciantes de Material de Construção (Acomac) reforçou a importância da segurança jurídica e a necessidade de não retroagir em termos de Reforma Trabalhista e Inovações Tributárias.
A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) lembrou das pautas históricas da federação e pediu prioridade para aprovação da atualização do projeto da duplicação da BR-280; aprovação da repactuação da concessão da BR-101 contemplando as obras pleiteadas por Joinville; e licenciamento ambiental da dragagem do Porto Itapoá.
O prefeito Adriano Silva falou sobre Joinville, com foco nas ações que visam a desburocratização para facilitar a abertura de empresas e desenvolvimento do setor econômico, que refletem na geração de emprego.
Outro ponto apresentado foram as iniciativas na área da Educação.
O primeiro compromisso do vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin em Joinville, foi na abertura do 16° Encontro Nacional de Ferramentarias, na sede do Ágora Tech Park, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais.
O Coral Juvenil Arte Maior participou do evento com a execução do Hino Nacional Brasileiro e de um medley de canções nacionais.
Durante a cerimônia, o prefeito de Joinville Adriano Silva sancionou a Lei 9.661, proposta pelo vereador Neto Petters, que reconhece a Utilidade Pública Municipal da Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (Abinfer). Ainda na agenda, visitaram a Ferramentaria JN, que fica no bairro Iririú, em Joinville.
Joinville terá projeto social Padaria Artesanal
Lu Alckmin, esposa do vice-presidente, também esteve em Joinville.
Ela lançou o projeto social Padaria Artesanal, que tem o objetivo de promover o empreendedorismo e a inclusão produtiva por meio da capacitação de pessoas na área da panificação.
A vice-prefeita Rejane Gambin e a primeira-dama Bianca Mazon Silva acompanharam a agenda.
Em Santa Catarina, Joinville é o primeiro município a receber a iniciativa, que será realizada na Paróquia São João Batista, no bairro Jardim Iririú.
De acordo com o padre Anderson Pitz, o projeto é um instrumento para qualificar a comunidade, proporcionando uma fonte de renda e a possibilidade de multiplicar conhecimentos com mais pessoas.
“Recebemos o projeto com grande alegria no coração, por podermos ajudar mais pessoas e, sobretudo, qualificar e dar a oportunidade para que possam ter renda, melhorar sua autoestima e abrir portas para uma profissão.
Mais do que dar o peixe, o importante é ensinar a pescar”, afirma o religioso..
O projeto Padaria Artesanal é gratuito e aberto à comunidade. A formação tem carga horária de oito horas.
As aulas terão início no mês de julho e serão ministradas quinzenalmente.
As inscrições são gratuitas e devem ser feitas diretamente na Paróquia São João Batista.
Após o lançamento, a comitiva esteve na Escola do Teatro Bolshoi no Brasil onde conheceram a estrutura da única escola do Bolshoi fora da Rússia e assistiram a uma apresentação artística, com 25 bailarinos.
Na sequência, ocorreu uma visita ao Musicarium Academia Filarmônica Brasileira, onde a comitiva foi presenteada com a apresentação da Orquestra de Percussão, que neste ano realizará a primeira turnê internacional, com concertos na Suíça, Holanda e Alemanha.
Para encerrar a agenda, visitaram a Casa da Gestante, Bebê e Puérpera, da Associação de Voluntários da Maternidade Darcy Vargas.