A Prefeitura de Joinville agora oferece um Serviço de Abordagem Social 24 horas para pessoas em situação de rua.
Iniciando suas operações em 15 de dezembro, esse serviço é um avanço significativo na assistência a essa população e visa fortalecer as ações já realizadas pela Prefeitura por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS).
O serviço foi estabelecido por meio de uma Parceria entre a Prefeitura de Joinville e o Instituto Amor Incondicional.
O Instituto será responsável por orientar e encaminhar as pessoas em situação de rua para serviços essenciais, como emissão de documentos, oportunidades de trabalho e capacitação profissional, assistência médica e direcionamento para o Restaurante Popular, que oferece café da manhã, almoço e jantar todos os dias, inclusive fins de semana e feriados.
Fabiana Cardozo, secretária de Assistência Social, enfatizou: “É fundamental que todos saibam que Joinville tem uma rede de serviços capaz de atender às necessidades das pessoas em situação de rua. Nosso objetivo é ajudá-las a superar a vulnerabilidade e recuperar sua dignidade para viverem com mais qualidade.”
Esse serviço atenderá aqueles que se encontram nos semáforos ou passam a noite em locais públicos. Anteriormente, apenas uma equipe da SAS fazia abordagens durante o dia e em dias úteis. Agora, três equipes, duas motorizadas e uma a pé, estarão em ação.
A equipe do Instituto inclui educadores sociais, assistentes sociais, motoristas, coordenadores e auxiliares administrativos, buscando ativamente as pessoas em situação de rua, entendendo suas necessidades e encaminhando-as para a assistência estruturada em Joinville.
Para acionar essas equipes de abordagem, o número é (47) 3030-1232, operando todos os dias, 24 horas por dia, incluindo fins de semana e feriados.
Fabiana também ressaltou a importância de encaminhar as pessoas necessitadas aos profissionais capacitados: “Para que esse sistema de suporte funcione, é vital que as pessoas em situação de rua sejam encaminhadas aos nossos serviços. Enquanto recebem doações na rua, elas perdem a oportunidade de buscar ajuda profissional para superar suas dificuldades.”
Junto a esse serviço, o atendimento no Centro Pop permanece para casos considerados crônicos.
Além disso, o Serviço de Abordagem Social está estruturado para entender as necessidades das pessoas em situação de rua e encaminhá-las para os serviços adequados.
Essa abordagem inclui situações em que a pessoa deseja retomar laços familiares ou busca estabilidade, como abrigos temporários até se inserirem no mercado de trabalho.
A Assistência Social trabalha em conjunto com outras secretarias, como Saúde, Desenvolvimento Econômico e Inovação, e Proteção Civil e Segurança Pública, assim como instituições regulamentadas, garantindo o funcionamento adequado dessa rede de apoio.