A Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) prendeu nesta terça-feira (7) um homem de 22 anos suspeito de envolvimento com pornografia infantil e aliciamento de menores em jogos online.
A ação fez parte da Operação Guardião da Inocência, deflagrada pela Delegacia da Comarca de Garuva, com apoio da Delegacia de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC) da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF).
O suspeito foi localizado e preso em Brasília (DF), durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão.
Segundo a investigação, ele teria usado perfis falsos em jogos infantis e aplicativos de mensagens para se aproximar e aliciar uma menina de 10 anos.
Durante a abordagem, o homem também foi autuado em flagrante por fraude processual e resistência, ao tentar impedir a atuação dos policiais.
Um celular foi apreendido e será periciado para buscar novas provas e identificar possíveis outras vítimas.
De acordo com a PCSC, a prisão foi possível após o cruzamento de dados telemáticos utilizados nos contatos com a vítima.
A corporação destacou que o caso demonstra o uso crescente de ambientes virtuais infantis como meio para crimes de exploração sexual.
“A prisão de hoje demonstra a importância da integração entre forças de segurança e o comprometimento da Polícia Civil de Santa Catarina em combater crimes sexuais online, independentemente da localização dos autores”, destacou a corporação.
A PCSC reforçou ainda o alerta para que pais e responsáveis acompanhem de perto o uso de jogos e redes sociais por crianças e adolescentes, uma vez que criminosos costumam se infiltrar nesses espaços para cometer aliciamento.
O preso permanece à disposição da Justiça.
Denúncias de crimes sexuais contra crianças e adolescentes podem ser feitas de forma anônima pelo Disque 181.