O Hospital Dona Helena realizou, no último sábado (22/03), a centésima cirurgia robótica.
Esse marco foi conquistado em apenas nove meses de funcionamento do robô Da Vinci Xi.
O paciente número 100 foi um homem de 62 anos, que passou por um procedimento de prostatectomia radical, indicado para o tratamento de câncer de próstata.
O médico responsável pela cirurgia foi o urologista Luís Fernando Silva.
Primeira cirurgia foi em junho de 2024
Essa tecnologia iniciou as atividades no dia 4 de junho de 2024, inaugurando o programa de Cirurgia Robótica no hospital e um novo patamar na oferta de procedimentos de alta eficiência.
A maioria das cirurgias com uso do robô é voltada à urologia.
Também foram realizados procedimentos ginecológicos, de cabeça e pescoço, cirurgia geral, coloproctologia e cirurgia cardíaca – a primeira de Santa Catarina com auxílio de robô.
O coordenador e médico-chefe do Programa de Cirurgia Robótica do Hospital Dona Helena, o urologista Ernesto Reggio, destaca que esse projeto está bem consolidado no cotidiano da instituição, com índices positivos, com agilidade na recuperação e procedimentos de qualidade.
“Temos um número para celebrar, mas também para trabalhar. Vamos continuar
nesse conceito para oferecer as melhores condições para o bem-estar e recuperação dos pacientes”, salienta.
O diretor geral do Dona Helena, José Tadeu Chechi, ressalta o interesse do mercado em realizar procedimentos pelo equipamento robótico no hospital.
“Recebemos pacientes de diversas cidades e quando analisamos os resultados que essa tecnologia proporciona na recuperação e no tempo de permanência de internação do paciente.
Isso tudo nos envaidece, no sentido de saber que tomamos a decisão correta em implantar o sistema de cirurgia robótica aqui no Dona Helena”,
ressalta Chechi.