Na manhã desta segunda-feira (18), foi realizada a Aula Magna dos 47 candidatos que iniciaram o Curso de Formação Profissional para a Guarda Municipal.
A cerimônia ocorreu no auditório da UniSociesc e contou com representantes do Legislativo municipal e das Forças de Segurança da cidade.
Os 47 candidatos que começaram o Curso de Formação Profissional para a Guarda Municipal foram aprovados no Concurso Público 004/2019 e já passaram por avaliações psicológica e de saúde ocupacional, além de pesquisa social.
“Hoje, somos 76 Guardas Municipais em Joinville. Se os 47 chegarem ao final do Curso de Formação, teremos um efetivo de 123 agentes atuando na cidade”, informa Eduardo Ferraz, comandante da Guarda Municipal de Joinville.
O prefeito Adriano Silva, destacou o trabalho pioneiro da primeira turma da Guarda Municipal de Joinville, que iniciou os trabalhos em 2015.
“Vocês tiveram a grande responsabilidade de escrever uma história nas páginas em branco de um livro que ainda não existia na cidade.
Com profissionalismo, altruísmo e resiliência vocês construíram uma base sólida para aumentarmos o efetivo da Guarda”, elogiou o prefeito.
O Curso de Formação dura cerca de quatro meses e meio e ocorre no Centro de Formação e Treinamento da Guarda, criado dentro da própria Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot).
Os candidatos terão aulas teóricas, práticas e de armamento e tiro, além de formação de trânsito.
“A exemplo do que ocorreu em 2022, quando dobramos o efetivo, tenho certeza que o curso de 2024 será de excelência.
Temos profissionais muito qualificados dentro da Guarda Municipal. São os agentes que estão nas ruas e conhecem o dia a dia de Joinville.
Por vezes, precisamos do apoio das forças de segurança para complementar esse treinamento”, explica Paulo Rogério Rigo, secretário da Seprot.
Jaison Roberto Fachi é um dos candidatos que iniciará o Curso de Formação Profissional para a Guarda Municipal.
“O que me levou a fazer o concurso para a Guarda é o desafio de ajudar e proteger as pessoas”, diz Jaison.
Sua colega no Curso de Formação, Patricia Mafra Borges Holanda, foi incentivada pelo marido a ingressar na Guarda.
“Ele trabalha na segurança pública e também ajudou saber que a Guarda Municipal de Joinville conta com uma boa estrutura, ela é bem elogiada em toda região”, aponta Patrícia.