Moradores da região da Serra Dona Francisca observaram vestígios de espumas no Rio Seco, três semanas após o acidente envolvendo um caminhão que transportava ácido sulfônico.
Segundo a Prefeitura Municipal de Joinville, na estação de tratamento de água do Cubatão não há presença de espumas.
“As análises laboratoriais que a prefeitura continua fazendo desde o dia do acidente mostram que não há resquício do produto no rio”, afirma nota da assessoria.
De acordo com a assessoria do Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), a aparição da espuma ocorre devido aos resquícios do produto que ainda estão se decompondo no local, no solo, nas rochas e na vegetação, e estão se soltando.
O Instituto segue acompanhando a ocorrência e aguarda os resultados dos laudos para compreender essa dinâmica.
Os monitoramentos da água também continuam sendo realizados pela Companhia Águas de Joinville (CAJ).
Abastecimento de água normalizado
O abastecimento de água em Joinville está normalizado. A estação de tratamento (ETA) Cubatão, que abastece 75% da cidade, chegou a ser fechada após o acidente.
Em relação à qualidade da água captada para consumo humano, a Companhia de Águas de Joinville faz análises a cada 30 minutos. Segundo o IMA, a companhia informou que o uso da água tratada é seguro e que continuará fazendo o acompanhamento até que todo o material que caiu do caminhão seja retirado da área.
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Aconteceu em Joinville (@aconteceuemjoinville)