Uma das poucas indústrias têxteis do Brasil a obter a medalha Ecovadis, que reconhece o desempenho de sustentabilidade, a Döhler credita essa conquista inédita às boas práticas ambientais, sociais e de governança reafirmadas ano a ano.
A Ecovadis é a fornecedora mais confiável do mundo em classificações de sustentabilidade empresarial. Avalia quatro grandes eixos: Meio Ambiente, Ética, Práticas Trabalhistas e Direitos Humanos, além de Compras Sustentáveis.
Para cada um deles, é gerada uma pontuação após rigoroso processo de avaliação que revela, ao final, se a empresa tem sólido sistema de gestão da sustentabilidade.
A Döhler alcançou a medalha de bronze, cuja pontuação geral estabelecida fica entre 50 e 58. Em 2022, foram 44 pontos e em 2023 avançou para 51, consolidando seu DNA sustentável.
Entre os tópicos avaliados, estão saúde e segurança de funcionários, condições de trabalho, gestão de carreira, diversidade, processo de recrutamento transparente, proteção de dados, conscientização relacionada à discriminação e/ou ao assédio, ações para promover a inclusão de funcionários com deficiências, compra ou geração de energia renovável, redução do consumo de água em processos, equipamentos mais modernos e ajustados que contribuem para a redução da emissão de GEE (Gases Efeito Estufa), plano de gerenciamento de resíduos sólidos, código de conduta para fornecedores, código de ética e espaço para denúncias anônimas.
Dentro desses itens, a companhia catarinense, que já tem reconhecimento global de qualidade e práticas responsáveis, apresentou dados e ações concretas, como o projeto Abrace Mais para contratação de pessoas com deficiência com dificuldades de acessar o mercado de trabalho.
A iniciativa, inclusive, levou a Döhler a conquistar o “Prêmio Ser Humano” na modalidade Gestão de Pessoas – ESG (Environmental, Social And Governance).
No campo ambiental, são dezenas de iniciativas, algumas premiadas, como o Projeto Monitorando Rios, que transforma alunos de escolas municipais em monitores da qualidade da água e impacta toda a comunidade.
Tratamento de 100% dos efluentes industriais e sanitários; reutilização de 40% de toda a água empregada na fabricação dos produtos; plantação de milhares de árvores; inventário de gás de efeito estufa; reutilização de resíduos de algodão; equipamentos modernos que economizam água e quase não geram efluentes; 425 mil m² de reserva arborizada e mais de 2,3 mil placas para geração de energia solar são outros exemplos de cuidado como Planeta.
A Döhler também é signatária do movimento ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) de Santa Catarina, onde busca a construção de uma sociedade inclusiva, ambientalmente saudável e economicamente equilibrada.
“Somos profundamente comprometidos com a sustentabilidade. Temos evidências da nossa melhoria contínua em produtos e processos; no cuidado e valorização dos colaboradores; apoio à comunidade e atuação ética, transparente e responsável em toda a cadeia que envolve o negócio”, frisa Marco Aurélio Braga, head de Comunicação e Marketing da Döhler.
Para o futuro, o objetivo é avançar ainda mais nos índices de sustentabilidade para chegar à medalha de ouro.
“Enquanto isso, seguimos com nosso propósito de criar têxteis inteligentes e cada vez mais saudáveis para levar bem-estar ao mesmo tempo que cuidamos da natureza”, finaliza Braga.
SOBRE A DÖHLER
Uma das principais e mais sustentáveis indústrias têxteis da América Latina, reconhecida globalmente pela qualidade.
Tem 142 anos de história, mais de 3 mil colaboradores e está situada em Joinville.
Em seu parque fabril de 225 mil m2 produz artigos para casa (cama, mesa, banho e decoração), além de tecidos para mobília, indústria de calçados e soluções para os setores hoteleiro e hospitalar.
Exporta para mais de 20 países e tem orgulho de fabricar produtos que levam conforto e bem-estar a milhares de pessoas ao redor do mundo.