sábado,

13/07/2024

Joinville/SC

Defesa Civil alerta para o risco temporal seguido de deslizamentos em SC

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta para a possibilidade de deslizamentos, quedas de blocos e fluxo de detritos entre sexta-feira (03) e domingo (05).

Os acumulados de chuva registrados foram responsáveis por vários alertas de risco de movimentação do solo em cidades ao longo do Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul.

Destacam-se localidades como Itá, Piratuba e Capinzal na região do Oeste, assim como Praia Grande, Timbé do Sul e Jacinto Machado no Litoral Sul.

Com a persistência da instabilidade em Santa Catarina e os altos acumulados na região de divisa com o Rio Grande do Sul, as condições geológicas permanecem em risco muito alto para as áreas destacadas em vermelho no mapa, especialmente nas regiões de Chapecó, Concórdia e Campos Novos no Grande Oeste, além de cidades com histórico de deslizamentos como São Joaquim, Praia Grande e São João no Planalto Sul e Litoral Sul.

Da mesma forma, o risco é alto para deslizamentos e fluxo de detritos nas áreas indicadas em laranja no mapa, abrangendo parte do Grande Oeste, Alto Vale do Itajaí, regiões serranas da Grande Florianópolis e Litoral Sul, enquanto é moderado para as demais áreas do Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.

É importante ressaltar que as movimentações podem ocorrer pontualmente em áreas já mapeadas e fragilizadas pelo encharcamento do solo devido às chuvas recentes.

Portanto, recomenda-se estar atento aos sinais de deslizamentos, como trincas em paredes e muros, inclinação de postes e árvores, além de estalos nas áreas de encosta.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo