Iniciou nesta semana a implementação do piso da Praça Bailarina Liselott Trinks, que a Prefeitura de Joinville está construindo no cruzamento da Av. Juscelino Kubitschek com a Rua 9 de Março.
O piso é elaborado com a técnica de concreto vassourado.
O concreto vassourado é executado de forma que fiquem ranhuras no piso, desenhadas – como sugere o nome – por uma vassoura.
A instalação desse tipo de piso atende a requisitos visuais e técnicos do projeto da Praça.
Além da questão estética, as ranhuras também têm ação antiderrapante, que ajudam a prevenir quedas.
A realização do concreto vassourado é um trabalho que exige mais tempo e perícia que o piso de concreto tradicional.
Por isso, a empreiteira vencedora da licitação da obra da Praça da Bailarina contratou um artesão especializado nesse tipo de técnica, Fernando Fermino.
“Para elaborar o concreto vassourado eu primeiro faço o pano de concreto, espero curar um tempo e depois faço as rasuras com vassoura. E são vários panos de concreto na obra da Praça, que precisam todos seguir o mesmo padrão. Claro, cada um vai apresentar pequenas diferenças nas rasuras, já que é um trabalho manual e não feito por uma máquina, mas é isso que é o diferencial e beleza dessa técnica”, detalha o artesão.
Espaço urbanístico revitalizado
Com área de 481m² o espaço onde será instalada a Praça Bailarina Liselott Trinks será revitalizado e vai receber novo piso, mobiliário urbano com bancos, floreiras e defensas metálicas.
A praça terá como elemento central uma bailarina em tamanho real, confeccionada com a aplicação de tecnologia aditiva a laser, uma espécie de impressão em 3D feita com metal.
A tecnologia é oferecida pelo Senai/SC, sendo utilizada na produção de peças e componentes para indústrias de diferentes setores.