quinta-feira,

05/12/2024

Joinville/SC

Cerimônia encerra Jogos de Integração da Terceira Idade de Joinville 2024

A Secretaria de Esportes de Joinville (Sesporte) realizou a cerimônia de encerramento da 31ª edição dos Jogos de Integração da Terceira Idade (JITI), no Centro de Convenções da Univille. As competições reuniram mais de 860 idosos de 30 grupos de convivência.

 

Foram homenageados os medalhistas em todas as modalidades esportivas e atletas destaques. Os grupos de convivência que mais pontuaram receberam troféus.

 

O evento começou com a apresentação do grupo vencedor na modalidade de dança coreografada no Concurso de Danças dos Jogos. O grupo de dança da Univille apresentou a coreografia Gritos da Liberdade.

 

Em seguida, foram homenageados os vencedores do Concurso da Realeza dos jogos deste ano.

 

Todos os medalhistas, atletas e dançarinos foram homenageados de forma coletiva. Mas houve um momento de agradecer especialmente aos atletas árbitros de bocha.

 

Na sequência, foi feita a entrega de troféus aos atletas. Hermínio Vieira, do grupo Imaculada Conceição, foi homenageado como o atleta mais idoso do evento. Ele tem 90 anos e já participou de várias edições dos jogos. Em 2022, foi o 1º príncipe e campeão de canastra nos Jogos Estaduais. Esse ano, Hermínio recebeu medalha de bronze na canastra.

 

O atleta Edson Robles Vieira Braga, da Univille, recebeu a homenagem de “atleta destaque”. A família Wiggers, do CCMI, também foi considerada destaque, com os atletas Celso, Pedro, Martinho e Valmiro que participam dos jogos desde a primeira edição e já representaram Joinville na bocha nos Jogos Estaduais.

 

“Nós somos quatro irmãos que participamos de todas as edições dos jogos. Isso já vem de família porque meu pai também gostava da bocha então desde criança ele nos ensinou e nós continuamos levando esse esporte em frente.

Todos os anos vencemos o regional e vamos para o estadual desde 2013.

Esporte é saúde, a gente se exercita e, enquanto puder, vamos continuar”, conta o aposentado Valmiro Wiggers.

 

Duas irmãs foram consideradas atletas-superação, Luciane de Macedo e Renate Macedo de Oliveira, do grupo Heróis da Areia.

Elas estavam há mais de 15 anos sem praticar bocha, foram incentivadas a se inscrever nas competições e conquistaram o primeiro lugar na modalidade.

 

A atleta Waltraud Kleine, do grupo Alvorada, recebeu o troféu Honra ao Mérito por amizade, respeito e humildade nas competições. Os atletas Luis Carlos, Francisco e Ilário, do grupo Adipros, receberam homenagem em participação especial.

 

O grupo Girassóis, vencedor na modalidade da dança folclórica no Concurso de Danças dos jogos, também se apresentou com a coreografia Coração de São João.

 

No fim da cerimônia, os grupos vencedores foram premiados. Em 3º lugar, com 31 pontos, ficou o grupo CCMI. Em 2º lugar, com 48 pontos, ficou o grupo Alvorada. E em 1º lugar, com 55 pontos, ficou o grupo Heróis da Areia.

 

O Heróis de Areia começou apenas como um time de beach tennis da Prefeitura. “Vimos outras modalidades nos jogos e decidimos montar o time e participar.

O ano de 2024 é o primeiro que estamos participando. Pra quem veio só pra brincar, pra participar, foi uma surpresa, estamos muito felizes”, conta o aposentado Roberto Berbel que veio morar em Joinville de São Paulo há sete anos por conta de um transplante de rim que foi feito na cidade catarinense.

“É uma mistura de emoções, eu sempre fui do esporte até transplantar e tive que parar. Depois do transplante, voltei a participar com muito mais alegria e reviver o que era”.

 

Ele e a mulher Laura participam do grupo Heróis da Areia. “A nossa galera gosta de tudo, gosta de brincar, de participar dos jogos e a gente se diverte muito. São momentos prazerosos, boas amizades, boas risadas. Isso é importante na nossa idade, só soma”, conta a psicóloga Laura Berbel, que corre maratonas de 42 km aos 68 anos de idade.

 

Os Jogos de Integração da 3ª Idade promovem a convivência social, cultural e esportiva, com opções de lazer e entretenimento para adultos com 55 anos ou mais.

A iniciativa também estimula a prática esportiva, a socialização e a valorização dos idosos.

 

“Foi uma edição maravilhosa, isso é recreação, é diversão, é lazer e é saúde para os joinvilenses dessa faixa etária. É um momento muito importante na vida das pessoas, elas vão se afastando às vezes do convívio social do lazer, do esporte e os jogos fazem esse movimento de reaproximação cuidando da parte social, mas também, da parte física de cada um que participa”, avalia o secretário de Esportes de Joinville, Douglas Steffen.

 

As competições foram realizados de junho a setembro deste ano, em 15 modalidades aplicadas como voleibol master, voleibol adaptado, beach tennis, atletismo, basquete 3×3, jogos de mesa (canastra, truco, dominó, general), jogos de bocha, concurso de danças de salão (categoria A e B, coreografada e folclórica). Além disso, foram 11 eventos realizados. No total, foram 863 idosos inscritos e 1327 participações.

Os Jogos de Integração da Terceira Idade (JITI) são realizados pela Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Esportes (Sesporte).

 

Isso vai fechar em 0 segundos

Isso vai fechar em 0 segundos

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo