O calor persistirá intenso em Santa Catarina até pelo menos a próxima segunda-feira, 18, devido ao transporte de calor proveniente da região Norte do país.
Segundo a equipe de meteorologia da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC), há um risco moderado de desidratação, insolação e agravamento de doenças cardiorrespiratórias, entre outros transtornos associados ao calor excessivo, especialmente nas áreas em amarelo do mapa.
No Extremo Oeste, Litoral Sul e parte do Vale do Itajaí, as temperaturas podem chegar aos 37°C, enquanto no restante do estado ultrapassam os 30°C ao longo das tardes.
No sábado, 16, o dia iniciará com tempo firme, mas entre a tarde e a noite as instabilidades aumentarão, podendo ocorrer temporais isolados com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, principalmente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul.
Nas áreas em amarelo, o risco é moderado para alagamentos, destelhamentos, queda de galhos e árvores, e danos na rede elétrica, enquanto nas áreas em verde o risco é baixo.
Essa condição é resultado do aumento das instabilidades devido à aproximação de uma frente fria localizada no estado do Rio Grande do Sul.
Temporais e chuva intensa a partir da tarde de domingo
O domingo, 17, será um dia marcado por tempo instável, após uma madrugada com condições para chuva, as instabilidades ganham força e podem ocorrer temporais e chuva intensa com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, em especial nas áreas entre o Meio Oeste, Planaltos e Alto e Médio Vale do Itajaí.
Há risco moderado para alagamentos, enxurradas, deslizamentos, destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica nas áreas em amarelo do mapa, enquanto o risco é baixo nas áreas em verde.
Esta condição ocorre com o aumento das instabilidades devido a aproximação de uma frente fria que se localiza no estado do Rio Grande do Sul.
Já no domingo, 17, o tempo se manterá instável, com possibilidade de temporais e chuva intensa acompanhados de raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, especialmente nas áreas entre o Meio Oeste, Planaltos e Alto e Médio Vale do Itajaí.
O risco é moderado para alagamentos, enxurradas, deslizamentos, destelhamentos, queda de galhos e árvores, e danos na rede elétrica nas áreas em amarelo do mapa, enquanto o risco é baixo nas áreas em verde.
Essa condição ocorre devido ao aumento das instabilidades provocado pela aproximação de uma frente fria localizada no estado do Rio Grande do Sul.