Uma recém-nascida sofreu um corte profundo durante um parto cesariano na Maternidade Darcy Vargas, em Joinville, no dia 18 de novembro de 2024.
Após o incidente, a bebê foi transferida com urgência para o Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria, em Joinville, para receber atendimento especializado.
De acordo com a avó da criança, a família não recebeu explicações claras sobre como a lesão ocorreu, o que causou grande impacto emocional, especialmente para a mãe, que ainda estava se recuperando do parto.
A bebê precisou de cinco pontos devido ao corte e após a cicatrização, passará por exames adicionais para verificar possíveis complicações.
A Maternidade Darcy Vargas se manifestou afirmando que os pais receberam todas as informações e assistência necessárias, e que a lesão ocorreu devido a dificuldades durante o parto.
A direção da maternidade também informou que o caso está sendo analisado por um Núcleo de Qualidade e Segurança.
A direção da Maternidade Darcy Vargas esclarece que a paciente deu entrada na instituição no dia 18 de novembro para indução do parto. Os profissionais de ginecologia e obstetrícia realizaram a avaliação e o ultrassom obstétrico evidenciou a posição pélvica do bebê (sentado), sendo indicado parto cesariana.
O procedimento foi realizado por dois médicos, que tiveram dificuldade de retirada do recém-nascido devido à posição de pernas e pés. A posição pélvica normalmente apresenta maior dificuldade para a retirada do bebê de dentro do útero, devido ao posicionamento anormal.
O recém-nascido foi avaliado pelo pediatra em sala de parto na presença do acompanhante, sendo identificada uma lesão. Desta forma, o bebê foi transferido para o Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria para atendimento especializado. A mãe foi atendida pela equipe de Psicologia e Serviço Social, e recebeu alta nesta quarta-feira. Equipe multiprofissional segue acompanhando o caso junto à equipe do Hospital Infantil e também seguirá após alta do bebê. O recém-nascido segue internado em estado estável, com previsão de alta para os próximos dias.
A direção da maternidade ressalta que os pais receberam todas as informações, bem como assistência pelas equipes do hospital. O caso também está sendo analisado pelo Núcleo de Qualidade e Segurança do Paciente.