quinta-feira,

03/10/2024

Joinville/SC

Abertura de cápsula do tempo causa emoção e reencontros na Escola Municipal Pedro Ivo Campos

Abertura de cápsula do tempo causa emoção e reencontros na Escola Municipal Pedro Ivo Campos

O passado e o presente se encontraram nesta sexta-feira (30) na Escola Municipal Governador Pedro Ivo Campos com a abertura de uma cápsula do tempo.

A ação fez parte das comemorações do aniversário de 32 anos da unidade localizada no bairro Costa e Silva, em Joinville.

Há dez anos, alunos e servidores da escola escreveram cartas e mensagens para depositar em uma cápsula do tempo, criada próxima da quadra poliesportiva.

O objetivo era que o material permanecesse protegido até 2024, quando seria aberto pela comunidade escolar.

A ideia surgiu da então diretora Isolete Alves Vicente Salomão, que assistiu a um filme em que os alunos escreviam cartas para os colegas lerem depois de um determinado tempo no futuro.

Ela propôs a atividade adaptada de maneira pedagógica, aproveitando a ação para os estudantes aprenderem mais sobre gêneros textuais.

A iniciativa foi prontamente abraçada pela equipe.

Dez anos depois, atuais e antigos alunos e servidores da unidade foram convidados para se reunirem em um momento especial.

Isolete estava em meio ao público e ficou muito feliz em acompanhar o desfecho do projeto criado em 2014.

“É algo muito especial que marcou a minha vida e minha trajetória enquanto profissional. Foi uma brincadeira que se tornou algo muito profundo e marcante para muita gente. Estou muito feliz”, descreve.

A atual diretora da escola Pedro Ivo Campos, Deisemara Sebold, foi a responsável por organizar o reencontro e abertura da cápsula.

Para ela, foi uma oportunidade mágica de receber um presente tão especial do passado, destinado a todas as pessoas que hoje fazem parte da unidade.

“É um momento de orgulho e agradecimento à gestão anterior que nos deixou esses presentes e memórias, além de toda uma história que se viveu há dez anos e que estamos tendo a oportunidade de reviver agora”, explica.

Emoção no encontro de gerações

A abertura da cápsula do tempo gerou emoção em todos os convidados, principalmente em ex-alunos e ex-servidores.

A administradora Rafaela Lamin Costa, de 24 anos, foi uma das participantes do projeto em 2014 e agora teve a oportunidade de reviver as memórias do passado.

Na época, ela estudava no 9º ano do Ensino Fundamental e recorda ter ficado muito animada com a ideia de deixar uma mensagem para o futuro.

O momento era de ansiedade sobre quais surpresas os anos seguintes proporcionariam para cada um dos estudantes e se, após dez anos, tudo teria sido como o imaginado.

“Tínhamos muitas dúvidas e angústias, mas tudo foi feito com muito amor no coração. Hoje, estou formada, pós-graduada, praticamente casada e moro em outro bairro, mas nada disso eu poderia imaginar naquele momento”, conta.

Outra surpresa para Rafaela foi ter a chance de abrir a cápsula do tempo ao lado da irmã, que atualmente estuda no 6º ano do Ensino Fundamental na escola Pedro Ivo Campos. Para ela, foi muito gostoso dividir o momento com alguém da família.

“Compartilhar esse momento com minha irmã traz uma aproximação ainda maior entre nós. É muito especial voltar aqui onde tudo começou, foi planejado e sonhado, e ver que esse caminho hoje está sendo trilhado por ela também”, comenta.

Além de ter acesso a se emocionarem com as cartas e mensagens, Rafaela e os demais convidados puderam revisitar a escola e ainda assistir às apresentações dos alunos que fazem parte do programa Dança na Escola, incluindo o grupo campeão do último Festival de Dança de Joinville.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo