Uma caninana, considerada a maior espécie de serpente encontrada em Santa Catarina, foi resgatada nesta segunda-feira (22) em uma casa de Jaraguá do Sul.
O animal, que media cerca de dois metros de comprimento, estava escondido atrás de um cano e assustou a família que reside no local.
O biólogo Christian Raboch Lempek, da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), foi acionado para realizar o resgate.
Durante a tentativa de retirada, a cobra chegou a dar um bote em direção ao profissional, que conseguiu desviar a tempo.
Apesar do susto, a captura foi concluída sem ferimentos.
De acordo com especialistas, a caninana não é venenosa, mas sua mordida pode causar ferimentos e até infecção se não for tratada adequadamente.
A espécie tem hábitos diurnos, pode chegar a dois metros e meio de comprimento e se alimenta de aves, ovos, lagartos e pequenos mamíferos.
A Fujama reforça a orientação para que moradores que encontrarem serpentes não tentem capturá-las por conta própria e entrem em contato com os órgãos ambientais para a realização do manejo seguro.