quinta-feira,

09/10/2025

Joinville/SC

Canteiro do Eixo Sul recebe arborização em alusão à Semana da Árvore

Em mais uma iniciativa alusiva à Semana da Árvore, celebrada de 16 a 22 de setembro, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Sama), realizou o plantio de ipês-rosas ao longo do canteiro da avenida Plácido Hugo de Oliveira, região conhecida como Eixo Sul.

A escolha do local faz parte do planejamento da Unidade de Gestão Ambiental da Sama, que prevê a arborização das principais entradas da cidade.

Além de ampliar o número de árvores nas áreas públicas, a iniciativa tem o objetivo de tornar esses acessos mais atrativos, especialmente para os visitantes e turistas que chegam a Joinville.

“Escolhemos o Eixo Sul pela sua infraestrutura urbana, inclusive com a presença do canteiro central adequado para o plantio das árvores”, explica a gerente da Unidade de Gestão Ambiental, Magda Villanueva Franco.

Os ipês-rosas plantados no Eixo Sul são árvores jovens, com idade em torno de seis a sete anos.

Ao chegarem à vida adulta, entre 15 e 22 anos, podem atingir até 25 metros de altura.

As árvores foram selecionadas por já apresentarem o porte adequado, com maiores chances de sobrevivência e adaptação ao ambiente urbano, especialmente na região onde há intenso trânsito de carros e caminhões.

Oficina de terrário e trilha ecológica neste sábado

A programação da Semana da Árvore da Prefeitura tem mais atrações gratuitas e abertas ao público, neste sábado (20/9), das 9h às 11h30, no Parque Zoobotânico.

Uma das atividades é a oficina “Terrário: Construa o seu!”, ministrada pela professora Karin Esemann de Quadros, coordenadora do Jardim Botânico da Univille.

Na oficina, os participantes aprendem os conceitos, as técnicas de construção e manutenção dos terrários, que são mini jardins construídos dentro de um recipiente e reproduzem um ecossistema com diferentes tipos de plantas, flores, musgos, pedras e elementos decorativos.

Cada aluno deve levar para a montagem do seu terrário um recipiente de vidro, fita ou corda e objetos de decoração.

Já para quem curte aventura em meio à natureza, o Mergulho na Mata Atlântica é uma trilha ecológica realizada dentro do Parque Zoobotânico.

O passeio é acompanhado pela equipe da Sama e tem a intenção de levar o participante a fazer uma pausa para vivenciar o ar puro e fazer uma conexão com o ecossistema, sua fauna e flora.

A trilha é feita sob a sombra das árvores, com dificuldade de grau médio, sendo alguns trechos íngremes e com degraus.

As inscrições para a oficina Terrário: Construa o seu” e para a trilha Mergulho na Mata Atlântica são gratuitas e devem ser feitas pelo site da Prefeitura (bit.ly/SemanadaArvore2025), onde também estão disponíveis as informações completas sobre a Semana da Árvore 2025.

Completando a programação da Semana da Árvore 2025, na segunda-feira (22/9), das 10h às 12h, a Secretaria de Meio Ambiente promove um evento interno, no qual os servidores da Prefeitura participam do plantio de mudas nativas no Parque Zoobotânico.

Você não pode copiar o conteúdo desta página