sexta-feira,

01/08/2025

Joinville/SC

Defesa Civil de Joinville apresenta “Rota Segura” em evento nacional, em Brasília

A Rota Segura em Dias de Inundação, da Defesa Civil de Joinville, foi apresentada nesta sexta-feira (25), em Brasília.

A iniciativa está registrada na Plataforma Digital de Boas Práticas da Comissão de Adaptação Urbana e Prevenção de Desastres (CASD), da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos.

A convite da Frente, a iniciativa foi destacada como experiência implementada na área de adaptação urbana e prevenção de desastres, durante o lançamento da plataforma.

O evento reuniu gestores municipais, representantes do Governo Federal, parceiros institucionais que, além de conhecerem a nova plataforma, tiveram a oportunidade trocar experiências sobre outras iniciativas bem-sucedidas na área.

A Rota Segura é formada por 21 placas que indicam o caminho para sair das áreas de possíveis alagamentos, durante fortes chuvas.

A instalação das placas pela Defesa Civil de Joinville iniciou em outubro de 2022.

As placas sem setas indicam que a pessoa está num local seguro e as placas funcionam como rotas de fuga.

A Comissão Permanente de Adaptação Urbana e Prevenção de Desastres da Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos foi criada em 2022, e surgiu como resposta à tragédia provocada pelas chuvas em Petrópolis naquele ano e pelo reconhecimento da urgência em articular o enfrentamento dos impactos dos desastres nos municípios brasileiros.

Composta por prefeitas e prefeitos de todas as regiões do País, a Comissão tem como objetivo permanente acompanhar e influenciar a formulação de políticas públicas voltadas à adaptação urbana e à gestão de riscos e desastres.

A Rota Segura em Dias de Inundação foi apresentada pelo diretor de Proteção Civil de Joinville, Maiko Richter, que reforça a importância da iniciativa com o compromisso do município com a proteção da vida, promovendo acessibilidade à informação e segurança para a população em momentos críticos.

“Ver este trabalho reconhecido nacionalmente reforça a importância de investir em inovação, pesquisa, parceria com as universidades, planejamento urbano e tecnologias aplicadas à gestão de riscos”, afirma o diretor.

Você não pode copiar o conteúdo desta página