A cachorra Zaara encerrou sua trajetória profissional junto ao Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC). Homenagens, emoção e reconhecimento marcaram a despedida de Zaara da corporação.
Trajetória profissional da heroína
Zaara foi doada ao sargento Carlos Alexandre de Souza quando tinha apenas três meses, foi treinada por dois anos e meio até conquistar sua primeira certificação em setembro de 2018, tornando o primeiro cão de busca e resgate da 3ª Companhia em Bursque.
Valente, Zaara enfrentou grandes desafios em diversos estados do Brasil, em Minas Gerais, a cachorra atuou na tragédia Brumadinho, em 2019, no Rio de Janeiro, ajudou nos resgaste durante as chuvas as chuvas em Petrópolis. Zaara também atuou nas enchentes de Pernambuco e em três grandes missões no Rio Grande do Sul. Em Santa Catarina, a cachorra ajudou a achar vítimas no ciclone bomba em Presidente Getúlio e Rodeio.

Reconhecimento e carinho
Em uma homenagem à altura da Zaara, o sargento De Souza chamou sua companheira de jornada de “minha heroína“. Confira na íntegra o texto do sargento:
“Encerramos mais um ciclo. Só eu, a Zaara e minha família sabemos o que enfrentamos. Foram dias e noites de dedicação, longe de casa, em nome da missão. Agradeço a Deus por tudo, à minha esposa Joice, à minha irmã Ana Paula, aos amigos binômios e aos nossos comandantes pelo apoio. À você, minha eterna parceira, minha heroína, Zaara: obrigado por tudo. Você foi e sempre será o melhor cão de busca e resgate. Cuidarei de você até o seu último suspiro”, disse emocionado.