Até o próximo sábado (30/11), Joinville se torna o ponto de encontro de importantes nomes do meio acadêmico e de profissionais atuantes no meio esportivo, ao sediar o 15º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte (CBGE): Construindo e pensando as cidades do esporte.
A abertura oficial do Congresso foi realizada nesta quinta-feira (28), no Centreventos Cau Hansen. Estiveram presentes o prefeito Adriano Silva, autoridades municipais, atletas, técnicos e dirigentes da Secretaria de Esportes de Joinville (Sesporte), além de congressistas.
Em seu discurso, o prefeito falou sobre a importância de cada vez mais profissionalizar associações que promovem a atividade esportiva e citou como exemplo o Espaço Colaborativo O Farol.
“Percebemos que estava na hora de criarmos autonomia e sustentabilidade nas ações esportivas. Foi onde criamos “O Farol”, um espaço em que nós ensinamos agentes esportivos, culturais e sociais a escreverem seus projetos, participarem de editais e, hoje, também promovemos encontros entre essas entidades e empresas que têm crédito para deixar investimento na cidade.
Saímos de aproximadamente R$ 4 milhões para R$ 12 milhões de recursos que estão aqui na cidade, investidos em eventos culturais, sociais e esportivos, dentro das Leis já existentes”, detalhou Adriano.
O Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte é uma iniciativa da Associação Brasileira de Gestão do Esporte (Abragesp) e deve receber cerca de 200 pessoas, entre participantes e palestrantes, vindas de diversos estados brasileiros, como Pernambuco, São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná e Santa Catarina.
“É um espaço de discussão e reflexão a respeito da gestão do esporte no Brasil, com profissionais da prática, com acadêmicos, estudantes, professores, pesquisadores e entusiastas do esporte.
Uma grande reunião de todos esses profissionais para refletir sobre o que a gente já tem construído e como a gente pode cada vez mais profissionalizar essa área em prol de um esporte para todos e acessível”, explica a presidente da Abragesp, Cacilda Mendes dos Santos Amaral.
O evento tem como proposta promover o intercâmbio e o conhecimento de experiências de sucesso e de pesquisas que fortalecem o entendimento sobre a gestão do esporte como todo, impactando no desenvolvimento das cidades para fortalecer uma cultura esportiva local.
Isso envolve desde as políticas públicas, passando pelo financiamento de projetos e infraestrutura esportiva, seguindo pelas estratégias de marketing e comunicação, que impactam na geração de mais receitas para o segmento.
Pela primeira vez em Joinville, o Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte contribui para projetar a cidade como destino nacional de eventos e, além disso, abre oportunidades para o diálogo com entidades esportivas, atraindo outros eventos.
“É extremamente relevante Joinville sediar o Congresso, uma vez que o evento tem sinergia com a atual gestão da Prefeitura de Joinville, onde gestão se faz através do cuidado, de gerência de pessoas, de processos, em que todo o meio tem sua importância”, destaca o secretário de Esportes da Prefeitura de Joinville, Douglas Steffen.
Após a cerimônia de abertura, os congressistas participaram da mesa redonda com o tema “Do local para o global: como transformar projetos de cidades em referência mundial”. Participaram da mesa o presidente do Instituto Festival de Dança, Ely Diniz; Deivison Garcia, assistente-executivo do Instituto e Célia Campos, diretora administrativa da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.
A atividade foi mediada por Geraldo Campestrini, diretor executivo da Secretaria de Esportes de Joinville.
Durante a quarta e quinta-feira, ocorreu em Joinville o Inovathon um desafio de gestão proposto para estudantes da área esportiva. A atividade ocorreu na Arena Joinville.
A programação do 15º Congresso Brasileiro de Gestão do Esporte terá workshops, palestras, mesas redondas, grupos de trabalhos temáticos e painel de debates.
Entre os temas em destaque, gestão de carreira, inovação e empreendedorismo no fitness, pesquisa em Gestão do Esporte, gestão do lazer e estratégias para ampliação das práticas esportivas nas cidades, diversidade e acesso ao esporte para fortalecer marcas e comunidades, inovação tecnológica no esporte, modelagem de negócios, marketing, entre outros.
As atividades serão realizadas no Centreventos Cau Hansen e na Unisociesc (campus Anita Garibaldi). As informações completas sobre o evento e sua programação estão no site www.cbge.org.br.