A cerimônia de abertura do ENAFER 2024 – 16º Encontro Nacional de Ferramentarias – nesta quinta-feira (20/6), contou com a presença do vice-presidente da República e Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que em sua fala enalteceu o papel do setor da ferramentaria para o desenvolvimento de toda a indústria.
O vice-presidente reforçou o compromisso do Governo Federal com: inovação, descarbonização, desburocratização e investimentos envolvendo todos os entes da cadeia para aumentar a produtividade.
“Para uma indústria competitiva, precisamos renovar equipamentos do parque indústrial”, afirmou, citando o programa Brasil mais Produtivo como uma ação para vencer esses desafios. “ABDI, Senai, Sebrae, os três juntos, vão empresa por empresa identificar os gargalos, as ineficiências, a necessidade de digitalização. Então: o Senai faz o diagnóstico, o Sebrae faz o projeto, e o BNDES financia”, explicou.
Enfatizou ainda a participação de Joinville, a quem chamou de Capital da Ferramentaria, “título” justificado também na fala do prefeito Adriano Silva. “Joinville nos enche de orgulho por sermos o maior polo de concentração de ferramentarias em uma única cidade, são mais de 400”, enfatizou o prefeito.
Christian Dihlmann, presidente da ABINFER, ressaltou os desafios enfrentados pelo setor e fez um apelo ao vice-presidente, para que o Governo apoie as iniciativas para alavancar o setor.
“A indústria tem um papel importante para a redução das desigualdades”, disse, citando o Projeto Pódium (uma iniciativa que reúne o poder público, empresários, setor acadêmico e trabalhadores com o objetivo de posicionar o Brasil no mercado mundial de ferramentarias) como um exemplo de contribuição com a neoindustrialização do país.
A vice-governadora, Marilisa Boehm, agradeceu a presença do vice-presidente em sua cidade natal e destacou a importância do apoio do Governo Federal ao Estado de Santa Catarina, repassando a ele os cumprimentos do governador Jorginho Mello, que está em missão no Oeste catarinense.
Quem também discursou na abertura foi o Senador Espiridião Amin, que citou iniciativas como o “Pé de Meia”, para reduzir a evasão escolar e incentivar os jovens a se capacitarem para esse mercado cada vez mais competitivo.
A cerimônia foi marcada ainda pela assinatura do reconhecimento de Utilidade Pública para a ABINFER – Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais – , projeto do vereador Neto Peters, sancionado pelo prefeito Adriano Silva, e pela entrega do título de “Embaixador da Ferramentaria Brasileira” ao vice-presidente e ministro Geraldo Alckmin, em reconhecimento ao seu apoio ao setor que molda a indústria brasileira.
Sobre o Enafer
O ENAFER 2024 é o maior evento de debates e palestras do setor de ferramentarias do país, realizado de forma itinerante e anual em São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina, e promovido pela ABINFER – Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais, com o apoio de diversas entidades.
O ENAFER 2024 conta com o apoio institucional de importantes organizações do setor, como a ISTMA – Associação Mundial de Ferramentaria e Usinagem, SIMPLÁS – Sindicato da Indústria de Material Plástico do Nordeste Gaúcho, SIMECS – Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul, SMABC – Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, IPT – Instituto de Pesquisas Tecnológicas de São Paulo, JVCB – Joinville Visitors & Convention Bureau, ABIMAQ/CSFM – Câmara Setorial de Ferramentarias e Modelações da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos, Ágora Tech Park, FUNDEP – Fundação de Apoio da UFMG, VDI – Associação de Engenheiros Brasil Alemanha e ACIJ – Associação Empresarial de Joinville.
O ENAFER 2024 contribui para fortalecer ainda mais a cadeia produtiva do país e projetar um Brasil rumo a maturidade empresarial no setor ferramenteiro nacional e mundia
Ver essa foto no Instagram
Uma publicação compartilhada por Aconteceu em Joinville (@aconteceuemjoinville)