quinta-feira,

28/08/2025

Joinville/SC

Viaduto inacabado em São Francisco do Sul completa 14 anos e será recuperado pelo DNIT

Foto: Reprodução / ND Mais

Um viaduto localizado na SC-415, em São Francisco do Sul, segue como símbolo de abandono após 14 anos sem conclusão.

A estrutura, que faz parte do projeto do Contorno Ferroviário da cidade, começou a ser construída em 2011, mas foi paralisada pouco tempo depois.

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Desde então, o local ficou conhecido popularmente como a “maior mesa de sinuca do mundo”.

Com trincas aparentes e comprometimento estrutural, o viaduto chegou a causar interdições na rodovia em julho deste ano, devido ao risco de desabamento.

Técnicos classificaram a obra como instável, levando motoristas a trafegar com restrições na região.

Apesar da situação, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) descartou a demolição.

Um laudo técnico preliminar apontou que a recuperação é viável, já que os danos foram provocados por fatores externos.

O órgão autorizou a contratação emergencial de serviços de restauração.

No dia 14 de agosto, engenheiros realizaram inspeções no local e instalaram equipamentos para monitorar a movimentação dos pilares por sete dias.

Os dados coletados servirão de base para o projeto executivo de recuperação da estrutura.

O DNIT informou ainda que o Termo de Referência para contratação semi-integrada – que inclui elaboração do novo projeto e execução da obra – já foi concluído.

A Licença Ambiental de Instalação está válida, parte das desapropriações foi feita e uma pequena parcela da obra chegou a ser executada antes da paralisação.

Risco e impacto na mobilidade

O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), chegou a defender a demolição do viaduto.

“Aquilo trincou, comprometeu, não tem mais segurança e não está servindo para nada”, afirmou em entrevista à imprensa em julho. No entanto, a decisão final do DNIT foi pela recuperação.

A SC-415 é um dos principais acessos entre a BR-280 e as praias de São Francisco do Sul.

Caso concluído, o Contorno Ferroviário permitirá o cruzamento em desnível entre a rodovia e a linha férrea, reduzindo congestionamentos e aumentando a segurança viária — especialmente no entorno do porto.

Por enquanto, a obra segue sem data para conclusão definitiva, mas com a promessa de retomada após mais de uma década de espera.

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