Último dia de maio tem recorde de temperaturas mínimas em Santa Catarina

O mês de maio terminou com temperaturas recordes no estado.

A madrugada desta sexta-feira, 31 de maio, teve temperaturas negativas na Serra catarinense, onde chegou-se à marca de -3,3°C por volta das 8h, em Bom Jardim da Serra, considerada a menor registrada neste ano em Santa Catarina. 

“Segundo as estações meteorológicas oficiais, localizadas nos pontos mais altos da Serra catarinense, os municípios de Urupema e São Joaquim também registraram as mínimas por volta das 8h, Urupema -2,04°C e São Joaquim -0,15°C.  

Com as  temperaturas próximas/abaixo de zero muitos municípios da Serra, Planalto Sul e Meio-Oeste amanheceram com formação de geada”, afirma a equipe de monitoramento da Defesa Civil do Estado.

Nesta sexta-feira, as temperaturas mínimas variaram entre -2°C e 7°C no Planalto Sul, de 1°C a 8°C no Meio-Oeste, 3°C a 8°C no Planalto Norte e de 5°C a 13°C nas demais regiões.

Temperaturas observadas pelo monitoramento da Defesa Civil a partir das 7h da manhã

O declínio das temperaturas no estado vem acontecendo devido a uma massa de ar seco que garante resfriamento noturno e reflete na formação de nevoeiros em várias regiões, sendo possível observar através dos tons azuis na composição da imagem de satélite do GOES-16.

Imagens do satélite GOES-16 às 4h20 da madrugada 

Em função das temperaturas mais baixas neste final da madrugada e início da manhã, o risco permanece baixo para ocorrências associadas ao agravamento de doenças cardiorrespiratórias e hipotermia.

Recomendações para a população:

  • Atenção com população mais vulnerável ( ex: idosos, crianças, enfermos e moradores de rua).
  • Abrigue animais domésticos nas noites mais frias .
  • Procure se agasalhar bem e tomar bastante água. 
  • Evite locais fechados e aglomeração de pessoas e mantenha a higiene das mãos.

Isso vai fechar em 0 segundos

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo