O transporte de lancha que liga o Centro Histórico de São Francisco do Sul à Vila da Glória está temporariamente suspenso desde a semana passada.
A empresa responsável pela operação, Gloriamar, informou que a interrupção ocorreu devido à necessidade de peças de reposição e prevê a retomada das atividades até a próxima segunda-feira (30).
No entanto, segundo a Prefeitura de São Francisco do Sul, a suspensão não foi previamente comunicada.
Em resposta, o setor responsável pelo contrato encaminhou uma notificação formal à empresa, exigindo justificativas e o retorno imediato do serviço.
O ofício foi enviado na terça-feira (24), com prazo de 24 horas para manifestação — até agora, sem retorno oficial.
A Gloriamar, que atua há duas décadas na travessia da Baía Babitonga, afirmou que esta é a primeira vez em 20 anos que o serviço precisa ser interrompido.
A empresa atribui a situação à falta de subsídios por parte do município e à dificuldade de manter a operação por conta própria.
“Há mais de dois anos solicitamos apoio financeiro para equilibrar os custos do serviço. Por falta de recursos, não conseguimos contratar uma embarcação substituta”, justificou a empresa, destacando ainda que muitas viagens têm maioria de passageiros isentos de pagamento, como idosos e pessoas com deficiência.
Em nota, a prefeitura esclareceu que, apesar dos pedidos de subsídio, a empresa não apresentou documentos técnicos suficientes para viabilizar legalmente o repasse de recursos públicos.
Como alternativa, o município informou que está tomando medidas para realizar uma contratação emergencial e restabelecer o serviço de transporte náutico o quanto antes, minimizando os transtornos para os usuários.