segunda-feira,

25/08/2025

Joinville/SC

SOIS completa 20 anos com trabalho de inclusão e humanização da saúde mental em Joinville

Cidadania, inclusão e humanização são princípios que definem o Serviços Organizados de Inclusão Social em Joinville (SOIS), que acaba de completar 20 anos de atuação e conta com mais de mil usuários atendidos desde que iniciou o atendimento.

Aos 55 anos, Jackson Ricardo Koch é usuário do SOIS desde o início da unidade. Para a mãe, Dorita, e o pai Osmar, o SOIS transformou a vida do filho.

“Ele sofre muito com ansiedade, e quando ele vem aqui, a terapia é como um medicamento. Aqui ele se sente bem e se abre mais. Sou grata a todas essas pessoas pela dedicação ao ser humano”, agradece a mãe.

“Aqui eu posso me expressar melhor”, revela Jackson.

Diagnosticado com esquizofrenia na vida adulta, ele também lutou contra um câncer, e hoje frequenta a unidade duas vezes na semana, participando da oficina de origami e da Oficina T, que aborda temas como a saúde do homem.

O serviço especializado faz parte da Rede de Atenção Psicossocial de Joinville e mantém hoje 155 usuários ativos, atendendo pessoas com mais de 18 anos com transtorno mental grave e persistentes, ou com necessidades devido ao uso de álcool e outras drogas.

Algumas das atividades desenvolvidas no local, ocorrem por meio de parcerias e voluntariado.

É o caso de Helio Oba, que semanalmente visita a instituição para oferecer oficinas de origami.

Joinvilense de coração, Helio veio de São Paulo para Joinville nos anos 90, a trabalho, e é voluntário desde o início das atividades do SOIS.

Descendente de japoneses, aprendeu a arte do origami com a mãe.

É a partir das dobras das folhas de papel que ajuda os usuários a desenvolver a concentração, o foco e a memória.

Ele reforça o potencial do origami como recurso de geração de renda, na criação de artesanatos que podem ajudar o usuário no futuro.

As oficinas duram uma hora e meia, mas, segundo os próprios usuários, o tempo passa muito rápido.

“O origami foca a mente e limpa o nosso pensamento. Vir aqui também é uma terapia para mim, saio da rotina do dia a dia, me sinto beneficiado. Para mim, trabalho é toda ocupação útil. Enquanto eu estiver sendo útil para o SOIS, estou à disposição”, reflete Helio.

Ana Caroline Giacomini, gerente de Serviços Especiais e Saúde Mental da Secretaria da Saúde, destaca, nestes 20 anos, o papel do SOIS no estímulo ao protagonismo dos usuários e a parceria com a sociedade e as famílias.

“Temos muito a comemorar. O SOIS vem, nestes 20 anos, trabalhando justamente para que as pessoas que tenham algum tipo de transtorno ou sofrimento psíquico estejam inseridas na sociedade, como cidadãos de direito, sentindo-se pertencentes onde elas estão”, enfatiza.

Em comemoração à data simbólica dos 20 anos, usuários, profissionais, voluntários e parceiros realizam uma festa na próxima terça-feira (26/8), na Associação dos Aposentados e Pensionistas de Joinville.

Ações buscam promover a autonomia dos usuários

Para a coordenadora do SOIS, Danielle Krutsch, as ações desenvolvidas são um exercício diário de cidadania para promover a autonomia dos usuários e ampliar o círculo social.

Não há um tempo médio de permanência na instituição, pois é levado em consideração a necessidade e o diagnóstico de cada um.

Outro ponto importante é a participação dos familiares, essencial para fortalecer vínculos.

“Temos grupos terapêuticos com familiares e cuidadores, e esse papel vai muito além do cuidado prático. A família é parte ativa na construção de caminhos para o bem-estar, a autonomia e a inclusão”, reforça Danielle.

Além das redes de apoio, com a participação dos familiares, parceiros e voluntários, o SOIS promove atividades socioculturais, de geração de renda, educação, lazer e recreação.

Uma parceria com a Secretaria de Educação, por meio do EJA, já formou 15 alunos dentro do SOIS, e atualmente conta com mais 12 usuários que puderam retomar os estudos.

Iniciativas que utilizam a música como recurso terapêutico, como o Coral Vozes do Bem, em parceria com demais unidades de saúde mental, e a Oficina Clave de Sois, que leva a música a pessoas hospitalizadas, são projetos reconhecidos nacionalmente pelo Ministério da Saúde.

Neste ano, outra iniciativa reconhecida, a Oficina de Dança de Salão, foi selecionada oficialmente para participar dos Palcos Abertos do Festival de Dança de Joinville.

Atendimento no SOIS

O SOIS é um serviço de referência na Rede de Atenção Psicossocial.

Para atendimento no SOIS, o usuário pode ser encaminhado por uma unidade da rede SUS, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) ou Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs) e também pela rede privada.

O atendimento também ocorre de maneira espontânea, mas com agendamento.

Ele funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na rua Aracaju, 1.368, no bairro Santo Antônio, e mantém uma equipe com terapeutas ocupacionais, psicóloga, assistente social, coordenação e agentes administrativos.

Você não pode copiar o conteúdo desta página