A Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), da Prefeitura, está com ações receptivas aos visitantes que vierem ao município durante o Festival de Dança e que podem ser aproveitadas pela população em geral.
Um estande próprio na Feira da Sapatilha do 42º Festival de Dança, no Expocentro Edmundo Doubrawa, é o local onde os turistas podem receber orientações sobre a cidade.
Além disso, uma exposição da Escola Municipal de Ballet (EMB), da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, foi montada no foyer do Teatro Juarez Machado.
A exposição “50 anos da Escola Municipal de Ballet – Uma dança homenagem”, foi desenvolvida pelo Instituto Festival de Dança a pedido da EMB.
Ela está dividida em dois atos: um deles destaca a juventude e outro a maturidade, cada uma representando 25 anos da escola.
Na segunda fase, a ligação entre a Escola e o Festival de Dança é a linha condutora da história.
A exposição pode ser conferida diariamente das 9h às 22h.
“Fomos surpreendidos com o lindo presente que recebemos para comemorar tantos anos de história e amor à dança. Quem passar por lá vai ter ainda mais motivos para entender porque Joinville é considerada a Capital Nacional da Dança e como ela é tão presente no dia a dia da cidade”, explica a gerente da Casa da Cultura, Carol Maffezzolli.
Durante o Festival de Dança, estudantes da Escola de Ballet farão uma série de apresentações nos Palcos Abertos e vão participar da Dance Parade, programada para ocorrer no sábado (26/7), na Avenida Beira Rio.
Estande na Feira da Sapatilha
Para quem busca informações sobre roteiros turísticos, de cultura e lazer na cidade, a Secretaria de Cultura e Turismo, da Prefeitura, está com um estande de 8 metros quadrados na Feira da Sapatilha do Festival de Dança.
Quem visitar o espaço, vai saber mais sobre os destinos turísticos nas áreas rural e urbana, de cultura, entre outros.
As equipes estão preparadas pára orientar o visitante e mostrar as diversas atrações que podem ser conferidas, gerando boas memórias sobre o período de estadia na cidade.
MNIC e MAJ ampliam horário de funcionamento durante Festival de Dança
Durante o período do Festival de Dança, o Museu Nacional de Imigração e Colonização (MNIC) e o Museu de Arte de Joinville (MAJ), terão horário de funcionamento estendido por duas horas, para os joinvilenses e turistas terem mais tempo para visitar estas unidades.
De 22 de julho (terça-feira) até 3 de agosto (domingo), as 2 unidades vão funcionar das 9h às 17h, inclusive na segunda-feira, dia 28 de julho, dia da semana em que os museus não abrem normalmente em Joinville.
Atualmente, o MAJ (Rua XV de Novembro, 1.400 – América) está com a exposição “Mulheres que movem o museu: práticas insurgentes no acervo”.
Já no MNIC (Rua Rio Branco, 229 – Centro), o visitante poderá conferir a casa enxaimel, o Espaço Fazeres e Saberes e a exposição “Miradas do Porvir”.
Visita guiada no AHJ
O Arquivo Histórico de Joinville promove, nesta quarta-feira (23), uma visita guiada para os visitantes acompanharem a história da dança na cidade e a história dos 50 anos da Escola Municipal de Ballet de Joinville.
Com aproximadamente uma hora de duração, a visita guiada será às 15h, na sede do Arquivo Histórico de Joinville (avenida Hermann August Lepper, 650, Saguaçu).
As 20 vagas serão preenchidas por ordem de chegada.