Nesta semana, a Secretaria de Saúde de Joinville marcou presença em importantes eventos de saúde: o XV Encontro Catarinense de Saúde Mental e o I Congresso Brasileiro de Arte, Cultura e Saúde Mental, em Florianópolis.
Paralelamente, o município organizou o II Seminário de Imunização de Joinville, realizado na sexta-feira (31/10), na UniSociesc.
O seminário reuniu profissionais da saúde, servidores, estudantes e técnicos para debater estratégias, avanços, novas tecnologias e revisitar a trajetória da imunização em Joinville.
A secretária de Saúde, Daniela França Cavalcante, destacou o protagonismo dos profissionais:
“Vacinar é amar a vida. Nossos servidores realizam um trabalho fundamental para reforçar a imunização, com ações em escolas, abertura de unidades aos finais de semana e outras estratégias.”
Experiência e legado na imunização
Ana Maria Elias, servidora por 32 anos, relembrou os desafios do passado, quando a cidade contava com apenas cinco unidades de saúde.
Hoje, são mais de 50.
O diretor de Vigilância do Estado, João Fuck, reforçou a importância estratégica de Joinville nas campanhas estaduais de vacinação, que aplicou 12.687 doses durante a última campanha e foi responsável por 11,7% da vacinação no Dia D em Santa Catarina.
Ele também destacou a abertura do Centro de Referência de Imunobiológicos Especiais Municipal (CRIEm), primeiro do estado, que garante mais agilidade e acesso à população.
Saúde Mental: nove projetos apresentados
Entre 29 e 31 de outubro, profissionais da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) de Joinville participaram dos encontros em Florianópolis, apresentando nove projetos que abordaram boas práticas da saúde mental, incluindo o Projeto Terapêutico Singular (PTS), cuidados em liberdade e estratégias de atenção a pessoas em situação de rua.
O evento contou ainda com a exposição “RessignificAção do Ser”, que mostrou trabalhos produzidos nas oficinas dos CAPS e SOIS, e o lançamento do livro “Vestígios da Loucura”, da usuária do CAPS II, Jéssica Thaise, agora poetisa.
Segundo Ana Caroline Giacomini, gerente de Saúde Mental e Serviços Especializados:
“Participar de eventos como esse atualiza e qualifica nossos profissionais, além de permitir compartilhar ações consolidadas em Joinville.”











