O prefeito Godofredo Gomes Moreira Filho estabeleceu um gabinete de crise para intensificar as ações de prevenção diante das chuvas intensas.
O município, localizado no Litoral Norte de Santa Catarina, decretou situação de emergência na terça-feira (23) após inundações atingirem a cidade, com um acumulado de mais de 400 milímetros de chuva em apenas três dias.
“Com o decreto, a prefeitura pode mobilizar os órgãos municipais para atuarem de forma conjunta e também tem a possibilidade de convocar voluntários para reforçar as ações de resposta”, explicou o prefeito.
De terça-feira (23) a sábado (27), está prevista uma maré astronômica, com picos entre 1,8 e 2,2 metros. A previsão de chuvas intensas persiste até o sábado (27).
O diretor da Defesa Civil, Gilvan Leandro, destaca os aumentos de risco de alagamentos, enxurradas e deslizamentos devido à combinação de chuva e maré, especialmente com o solo já encharcado.
A região dos balneários de Ubatuba e Enseada é a mais afetada por alagamentos, e a Secretaria de Obras está atuando na desobstrução de tubulações de drenagem, utilizando hidrojato e métodos manuais.
A prefeitura solicitou apoio da Águas de São Francisco do Sul com maquinário e equipe.
Na Rua Francisco Mascarenhas, um buraco se abriu na pista, relacionado a uma rede antiga de drenagem. A Secretaria de Obras está empregando máquinas para desobstruir a passagem de água para o rio, mas a intervenção no pavimento só poderá ocorrer com tempo bom. Enquanto isso, a rua permanecerá fechada nos dois sentidos
Na avenida Francisco Mascarenhas, houve abertura de um buraco na pista, em uma rede antiga de drenagem.
Rua Francisco Mascarenhas interditada após buraco se abrir devido às chuvas
A Secretaria de Obras trabalha com máquina para desobstruir a passagem de água para o rio, mas a intervenção no pavimento só poderá ser realizada com tempo bom. Enquanto isso, a rua ficará fechada nos dois sentidos.