A última semana do inverno em Santa Catarina promete um verdadeiro mix de estações, com dias quentes, manhãs frias e noites com ventos gelados, segundo previsão da Epagri/Ciram.
A variação das temperaturas ao longo do dia deve ser marcante, trazendo instabilidade, principalmente no fim de semana.
A situação muda a partir de sexta-feira (19), quando o calor — com máximas entre 25°C e 30°C — favorece a formação de pancadas de chuva e temporais isolados durante a tarde e noite.
O cenário se intensifica no sábado (20).
No Oeste e Sul do estado, a chuva chega mais cedo, acompanhada de risco de temporais.
Nas demais regiões, o tempo deve se fechar ao longo da tarde e noite, devido à formação de uma frente fria no Sul do Brasil, deixando a sensação de ar mais abafado.
Com o avanço dessa frente fria pelo litoral do Rio Grande do Sul, domingo (22) será marcado por chuvas intensas e temporais isolados em todas as regiões catarinenses.
Os acumulados mais expressivos são esperados para o Planalto Sul, Litoral Sul, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis.
Apesar da chegada da instabilidade, as temperaturas ainda começam elevadas, mas devem cair gradualmente ao longo do dia, marcando a transição do inverno para a primavera, que começa oficialmente na próxima semana.