O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Santa Catarina emitiu um alerta sobre a importância da prevenção de acidentes domésticos, que continuam sendo uma das principais causas de lesões e mortes no estado.
Dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES/SC) revelam que, em 2024, ocorreram 157 óbitos decorrentes de acidentes dentro de casa, afetando especialmente crianças e idosos.
Segundo a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), as principais causas dessas mortes incluem quedas (77 casos), asfixia acidental (30), afogamentos (21), exposição a fumaça, fogo ou chamas (15), choques elétricos ou exposição a radiação e pressão extrema (10), além de envenenamentos (4).
A médica Raquel Aparecida Moreira, da Unidade de Suporte Avançado (USA) da Macrorregião da Grande Florianópolis, enfatiza a importância de pais, responsáveis e da população em geral terem conhecimento básico sobre primeiros socorros e saberem como agir em situações de emergência doméstica. “Essa conscientização pode salvar vidas e reduzir o impacto dos acidentes”, afirma.
Em caso de acidentes domésticos, a orientação é manter a calma e agir rapidamente.
O SAMU pode ser acionado pelo número 192, que funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.