A partir desta quinta-feira (20/11), orquidófilos e visitantes da 85ª Festa das Flores interessados em aprofundar os conhecimentos sobre flores e plantas, e principalmente sobre a orquídea Laelia Purpurata, estão convidados a participar de atividades conduzidas por renomados professores, especialistas e personalidades da área.
A programação do Salão Laelia Purpurata ocorre até sábado (22/11), com oficinas de cultivo e palestras que irão explorar o universo das orquídeas sob diferentes abordagens.
Interessados podem se inscrever gratuitamente e antecipadamente pelo site, onde também constam mais informações, datas e horários.
Os ingressos para entrar na Festa das Flores podem ser adquiridos no mesmo link, ou na bilheteria do evento, que ocorre na Expoville.
Entre os destaques do primeiro dia, está a palestra do orquidófilo Carlos Gomes.
Grande estudioso de Laelia Purpurata, ele abre o ciclo de palestras às 14h30, falando sobre o melhoramento genético desta espécie de orquídea nos últimos 40 anos.
Em seguida, às 16h30, o engenheiro agrônomo e botânico Harri Lorenzi vai abordar o tema: “Transformando Espaços, Transformando Vidas – uma reflexão inspiradora sobre como conhecimento e técnica podem ser instrumentos de transformação positiva do meio ambiente”.
Harri é autor de dezenas de artigos e livros sobre plantas e fundador do Instituto Plantarum, de São Paulo.
Na sexta-feira (21/11), às 19h30, Carol Costa, professora de jardinagem e criadora do perfil @MinhasPlantas, maior centro online de jardinagem do Brasil, vai ministrar a palestra “Tempo de Terra: como usar a jardinagem para sair das telas e silenciar o caos da mente”.
Premiada de 2019 a 2022 como influencer do ano na categoria Meio Ambiente, ela é apresentadora do canal GNT, YouTuber e escritora.
Outros nomes renomados que estarão no Salão Laelia Purpurata são a agrônoma Rosete Pescador, professora, pesquisadora e orientadora de mestres e doutores; os professores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Viviane da Silva Pereira e Erik Smidt; e a arquiteta e paisagista Zenaide Nunes Magalhães de Araújo, presidente da Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB), de Recife (PE).
Segundo o presidente da AJAO (Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas), a iniciativa foi pensada com o propósito de compartilhar conhecimento de uma forma universal, com linguagem acessível para todos os públicos.
“São conteúdos direcionados tanto a profissionais, orquidófilos e aficionados por plantas como, também, para quem deseja aprender mais sobre orquídeas, flores, plantas, jardinagem e sobre a riqueza da natureza que nos cerca”, afirma o professor Oraci Reinheimer.
O Salão Laelia Purpurata é uma atração da 85ª Festa das Flores de Joinville, com organização da AJAO e da UNIVILLE – Universidade da Região de Joinville.
A Festa das Flores é uma realização da AJAO, com promoção da Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.













