sexta-feira,

22/08/2025

Joinville/SC

Reunião do Comitê Estratégico acompanha a evolução das ações voltadas à população em situação de rua em Joinville

Na manhã desta quarta-feira (20), sob a coordenação do prefeito Adriano Silva, foi realizada uma reunião ampliada do Comitê Estratégico de Ordem Pública.

Criado em novembro de 2024 com a participação de representantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, além da sociedade civil, o comitê visa intensificar as ações realizadas junto à população em situação de rua.

Anúncios

“Este é um trabalho permanente que nós instituímos a partir do momento em que percebemos o aumento da população em situação de rua. Por ser um tema que exige uma atuação conjunta, unimos os recursos disponíveis em Joinville buscando um resultado efetivo para a população, acompanhando também como este tema vem sendo tratado em nível estadual e federal”, detalha o prefeito.

Participaram da reunião, além de gestores de diversas secretarias da Prefeitura, os vereadores da Comissão Especial sobre Pessoas em Situação de Rua, representantes das Forças de Segurança, do Poder Judiciário e da sociedade civil por meio de grupos organizados.

No início da reunião, os vereadores pastor Ascendino Batista, Mateus Batista, Franciel Iurko, instrutor Lucas Araújo, Neto Petters e Henrique Deckmann, representando a Comissão Especial da Câmara de Vereadores de Joinville, apresentaram detalhes do trabalho realizado pelo grupo.

Esse trabalho resultou em um relatório com um diagnóstico detalhado e a indicação de ações para otimizar as medidas já realizadas.

O exemplo da cidade de Chapecó, elencado pela Comissão Especial como o mais resolutivo entre os estudados, foi citado como modelo para inspirar as ações sobre o tema.

Além disso, os vereadores compartilharam informações sobre reuniões realizadas em Brasília com integrantes do Poder Legislativo, como forma de incentivar que a pauta ganhe protagonismo no Senado e na Câmara dos Deputados.

O prefeito Adriano Silva elencou a atuação da Prefeitura nas frentes de Segurança Pública, Saúde e Assistência Social, que trabalham de forma integrada para oferecer os caminhos possíveis para ajudar a tirar as pessoas da condição de rua, encaminhando-as para o mercado de trabalho e colaborando com a qualificação da mão de obra.

As atividades do Grupo de Ação de Ordem Pública (GAOP), que já realizou 25 ações coordenadas de combate à criminalidade, também apresentaram resultados positivos.

Além disso, houve a intensificação da atuação da estratégia Consultório na Rua, inclusive com encaminhamento para internação quando há necessidade.

Por fim, ficou definido que será encaminhada, junto ao Governo do Estado, a solicitação para que Joinville seja incluída na etapa piloto do processo de implantação do sistema integrado que está sendo desenvolvido.

Ele utiliza o reconhecimento facial para cadastramento e acompanhamento da população em situação de rua, possibilitando acompanhar a recorrência da utilização dos serviços e a migração.

Você não pode copiar o conteúdo desta página