Os Centros de Educação Infantil (CEIs) e Escolas da Rede Municipal de Ensino de Joinville estão promovendo atividades especiais em comemoração ao mês das crianças.
As ações são voltadas para a promoção da infância com o desenvolvimento de brincadeiras lúdicas, além da conscientização sobre o uso consciente de telas.
As unidades escolares se programaram para fazer a comemoração ao longo do mês, com atividades como gincanas, teatros, oficinas com a participação das famílias, brincadeiras antigas e até ações especiais com tobogã e cama elástica para as crianças se divertirem.
No CEI Luiza Maria da Veiga, no bairro Guanabara, a manhã de quinta-feira (9/10) foi de muita diversão.
A unidade promoveu um dia com brincadeiras alusivas às décadas de 1960 a 1980.
Além de se divertirem em uma festa inclusive com acessórios característicos da época, as crianças participaram de atividades como amarelinha, pião, ioiô, carrinho de rolimã e pé de lata.
Brincadeiras que também podem ser desenvolvidas em família, nas casas das crianças, reforçando ainda mais os vínculos.
Segundo a gerente de Educação Infantil da Secretaria de Educação, Julcimara Trentini, o mês de outubro foi escolhido para valorizar mais as brincadeiras e a infância, além de incentivar a redução do uso de telas pelas crianças e famílias.
“A proposta lançada para os CEIs é que trouxessem bem forte as brincadeiras, falando um pouco também sobre a importância de deixar o celular e a TV de lado e brincar mais com as crianças. O mês da criança também é um chamado para os adultos, para que olhem para os pequenos, se espelhem neles e desacelerem um pouco”, comenta.
Campanha sobre uso consciente de telas
A Secretaria de Educação de Joinville realiza ações de conscientização e sensibilização de alunos, familiares e toda a sociedade joinvilense sobre o uso consciente de telas desde junho deste ano, quando foi lançada uma campanha publicitária com o slogan “Pause nas telas, play na vida”.
Desde então, as unidades escolares têm trabalhado a temática com os familiares dos alunos, por meio de reuniões e palestras, e com os próprios estudantes, através de atividades especiais, como durante a Semana Nacional da Educação Infantil e agora no mês das crianças.
Os professores também estão sendo incentivados a inserir o tema nas atividades pedagógicas em sala de aula, com o objetivo de aprofundar o conteúdo e impactar cada vez mais os estudantes e os familiares para um assunto tão importante.