quarta-feira,

08/10/2025

Joinville/SC

Rádio Joinville Cultural 105,1 FM comemora aniversário

Neste dia 3 de outubro, a Rádio Joinville Cultural 105,1 FM comemora o aniversário de 13 anos de fundação. Para celebrar a data, o programa Papo em Dia desta sexta-feira foi especial.

“Há 13 anos, a Rádio Joinville Cultural leva ao ar a essência da nossa cidade por meio da cultura, da informação e da arte. Mais do que uma emissora, ela se tornou um espaço de valorização das vozes locais, de difusão do conhecimento e de conexão com tudo aquilo que nos torna quem somos”, destaca o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth.

Para o jornalista Benhur Lima, locutor da rádio desde 2021, o veículo é fundamental para a divulgação de artistas locais.

“Aqui é possível falar de literatura com os novos escritores, divulgar o trabalho dos novos artistas visuais, tocar as músicas de novos compositores, cantores e músicos”, fala.

A linha editorial é fundamentada principalmente pela educação, seguindo com cultura e cidadania, observando os padrões da Rádio EBC e da Rádio MEC.

A programação busca produzir e transmitir a informação com isenção e responsabilidade, valorizando a cultura local e regional, fomentando a educação e a inclusão social.

Um dos programas âncoras da emissora é o Papo em Dia, com entrevistas com artistas, organizadores de eventos e representantes para conversarem sobre as novidades que estão acontecendo na cidade.

O Santa Música é um programa que valoriza a música autoral estadual.

Entre a programação também se destaca o programete Pause que traz dicas e reflexões sobre qualidade de vida e saúde mental; o Sonetos Cruz de Sousa, com poemas do catarinense que foi um importante simbolista brasileiro; e o Ruas de Joinville, que conta sobre a história das tradicionais ruas da cidade, liderado pela jornalista Maria Cristina Dias, autora do livro “Ruas de Joinville”.

A Rádio Joinville Cultural é outorgada pelo Ministério das Comunicações para operar na frequência de 1000 Watts.

Sua transmissão abrange, além de Joinville, também os municípios das regiões Norte e Nordeste de Santa Catarina, com destaque para Araquari, Guaramirim, São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul, Barra Velha e Itapoá.

A Rádio é vinculada à Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville (Secult), sendo a emissora de rádio pública do município, outorgada pelo Ministério da Educação e de caráter educativo, cultural e social, sem fins lucrativos.

A programação completa da Rádio Joinville Cultural está disponível no site da Prefeitura (bit.ly/RadioJoinvilleCultural) e pode ser ouvida pelo rádio ou em aplicativos de streaming.

História da Rádio Joinville Cultural

Após 10 anos de espera entre o pedido e autorização de funcionamento, a Rádio Joinville Cultural 105,1 FM estreou oficialmente no dia 3 de outubro de 2012, com uma programação trazendo educação e cultura, unindo conteúdos produzidos em Joinville e de parceiros ligados à Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), a Associação das Rádios Públicas do Brasil (ARPUB) e a Fundação Cultural Piratini.

A Joinville Cultural começou a ser planejada entre 1999 e 2001, porém em 2002, o Ministério das Comunicações permitiu à Fundação Cultural de Joinville (atual Secretaria de Cultura e Turismo) criar uma unidade de radiodifusão.

Em 2005 começou a ser montado o acervo musical que seria utilizado e, um ano depois, teve início a compra dos equipamentos.

Já em 2008, ocorreu a primeira transmissão experimental, com duração de 15 dias, sob comando do radialista Ramiro Gregório da Silva.

Após uma pausa, o projeto foi retomado em 2009, quando a emissora precisou formar um convênio com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por exigência do Ministério das Comunicações.

A partir disso começou a ser feito o trabalho técnico, com a instalação da antena e a montagem da equipe.

Em 2011 saiu a concessão da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que autorizou a Rádio Joinville Cultural a entrar no ar.

Em 2012, foram avaliados os equipamentos que estavam disponíveis, sendo necessário uma maior estrutura para executar as transmissões, como a criação de um novo estúdio para a gravação de materiais.

A ex-gerente da Rádio Joinville Cultural e doutora em jornalismo Izani Mustafá, conta sobre seu início na emissora.

“Até a inauguração da emissora trabalhei para organizar a programação da rádio e acompanhar a instalação dos equipamentos de transmissão, antena e os estúdios. Nesse período também acertamos detalhes da parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina, estivemos na Empresa Brasil de Comunicação (EBC) em Brasília e também na FM Cultura de Porto Alegre para conhecer a programação educativa e cultural”, diz a primeira gerente da rádio.

A Rádio Joinville Cultural estreou em 2012 com sede no Centreventos Cau Hansen.

Você não pode copiar o conteúdo desta página