Quase 2 toneladas de lixo são retiradas de áreas de banho de Joinville em uma semana

As águas claras e refrescantes dos rios da área rural de Joinville são um convite para o público se divertir durante o verão.

Mas, além de aproveitar o que a natureza oferece, é preciso zelar por ela, especialmente no que se refere à limpeza.

Em apenas um dia, a Ambiental, empresa que presta o serviço de coleta e tratamento de resíduos do município, retirou da região do Piraí 420 quilos de lixo descartados durante o final de semana.

Ao todo, durante a semana, foi recolhida 1,7 tonelada de resíduos nos pontos que são atendidas.

Para minimizar o problema e evitar maiores danos ao meio ambiente e também aos banhistas, a Prefeitura de Joinville está intensificando a limpeza nas áreas de rios, como nas regiões do Piraí, do Quiriri e Cubatão.

Ao todo, são 20 pontos atendidos pela equipe montada para fazer a limpeza dessas regiões, durante a temporada de verão.

Entre os locais estão a ponte coberta na Estrada do Pico, a ponte de madeira na Estrada João Fleith, Estrada Rio da Prata, pontos da Estrada Quiriri e o ponto de banho da Estrada Covanca.

Nas regiões de Pirabeiraba e do Piraí, as ações de limpeza ocorrem às segundas, quartas e sextas-feiras; e na região do Cubatão, às terças e quintas-feiras e também aos sábados.

“Montamos uma equipe temporária para fazer a catação manual e limpeza das áreas de banho, uma vez que alguns visitantes infelizmente ainda deixam seu lixo espalhado pelas margens e não utilizam as lixeiras dispostas para uso”, explica Marília Gasperin, gerente da Unidade de Limpeza Urbana da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra).

De acordo com a gerente, o número de pessoas que visitam a área rural durante o verão cresce a cada ano, assim como a quantidade de lixo acumulado nessas regiões.

E ela alerta: “Quando a população não acondiciona o seu lixo e não o descarta de maneira correta, esse material acaba indo para os rios e margens, poluindo o meio ambiente”.

Você não pode copiar o conteúdo desta página
Pular para o conteúdo