Proteção e Defesa Civil oferece Curso de Gestão e Emergência com Produtos Perigosos

Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SPDC/SC) realizou nesta semana o curso de Gestão de Emergências com Produtos Perigosos (CGEPP). A capacitação de 32 horas-aula contou com participantes de diversos órgãos de proteção e segurança no estado. O evento aconteceu entre os dias 1º e 5 de setembro.

“O curso é para gestão, ou seja, é para a pessoa que vai auxiliar os profissionais de diferentes órgãos envolvidos na emergência”, explicou o Tenente-Coronel Davi Augusto Silveira dos Santos, que ministrou o curso sobre diretrizes do atendimento a uma emergência com produtos perigosos.

A capacitação abordou diversas etapas de como fazer o atendimento em locais de risco por conta de materiais que possam causar algum dano. Desde a montagem de estruturas, manuseio de material, isolamento da área, transporte do conteúdo, os alunos aprenderam a como agir em casos de ocorrências com materiais perigosos. “A ideia é despertar neles estes aspectos peculiares da emergência para que a gente possa ter uma resposta mais qualificada e com bastante rapidez na resolução do problema”, finalizou o Tenente-Coronel.

Lotado no grupo de Fiscalização e Transporte, o policial rodoviário federal Marcos Maia falou sobre a importância de atividades que integrem as várias forças de proteção e defesa do cidadão. “Essa interação é muito importante, porque cada um tem uma especificidade na sua forma de trabalhar e num momento de gerir uma crise vai precisar que todo mundo trabalhe junto”, comentou.

Uma das atividades propostas envolveu com uma demonstração de cuidados no transporte de produtos perigosos, ministrada pelo Sargento Flávio Bittencourt. Na dinâmica, os alunos foram para o pátio externo do prédio da Secretaria e puderam ver na prática como lidar com a documentação e como fazer a fiscalização dos materiais de segurança necessários para o translado desses veículos. “Todo transporte de produto perigoso tem uma regra a seguir, ele tem que estar equipado e atender a legislação”, informou o sargento.

Além disso, o curso também proporcionou aos alunos uma visitação a estação da SCGás, em São Pedro de Alcântara e, como atividade final, uma atividade simulada de emergência com produto perigoso.

Fonte Original | Arquivo de Notícia – Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina

Você não pode copiar o conteúdo desta página