A construção civil, frequentemente percebida como uma ocupação pouco valorizada, é, na verdade, um setor altamente desenvolvido repleto de oportunidades.
Profissionais como pedreiros, carpinteiros e eletricistas desempenham papéis cruciais na materialização de projetos arquitetônicos e de engenharia civil, destacando-se como verdadeiros artistas da construção.
Reconhecendo o potencial de carreira e remuneração sólida neste setor, o SINDUSCON Joinville lançou o projeto “Profissão Construir”.
Este projeto, parte das celebrações de 75 anos da organização, visa inspirar, capacitar, empregar e valorizar os profissionais da construção civil, destacando não apenas sua importância como geradora de empregos, mas também as inúmeras oportunidades de crescimento profissional que oferece.
O “Profissão Construir” engloba diversas iniciativas, como palestras em escolas e comunidades para apresentar o potencial do setor, programas de formação e qualificação profissional, e a organização de processos de recrutamento e seleção.
O SINDUSCON busca desmistificar a visão estigmatizada do trabalho na construção civil, mostrando que ser um profissional qualificado nesse campo resulta em respeito, valorização e boa remuneração.
Como explicou o presidente da entidade, Carlos Lopes, em entrevista ao jornalista Wagner Dias no PodMorar – O Podcast do Mercado Imobiliário.
“A construção civil realiza os dois sonhos dos brasileiros. O primeiro é ter a casa própria e o segundo é empreender. Se olharmos o número de microempreendedores que estão ligados a construção civil, ele é gigante. Queremos dar condições pra isso e mostrar o caminho certo para percorrer”, destaca Carlos Lopes.
O projeto também inclui um banco de talentos, conectando profissionais capacitados às vagas disponíveis no setor.
Diante da carência de mão de obra qualificada no Brasil, com 81% das empresas relatando dificuldades em contratar profissionais capacitados em 2022, a iniciativa visa melhorar a produtividade das empresas, gerar mais empregos e renda.
Em Joinville, desde o início do ano, foram criadas 11.363 novas vagas de emprego, sendo 796 na construção civil.
A indústria emprega atualmente 9.279 trabalhadores com carteira assinada na cidade, contribuindo para um total de mais de 129.631 empregados no setor em todo o Estado.
Ao destacar salários atrativos, benefícios e oportunidades significativas de crescimento profissional, o “Profissão Construir” destaca a construção civil como uma indústria não apenas interessante, mas igualmente ou até mais promissora do que outras.
As primeiras turmas do programa de capacitação já estão em andamento, combinando atividades teóricas e práticas para formar profissionais qualificados, com metade das atividades dedicadas à prática em campo.
Confira a entrevista completa em