A Prefeitura de Joinville iniciou nesta terça-feira (6), no Cemitério Municipal, uma grande ação de combate e prevenção ao mosquito da dengue.
Equipes da Vigilância Ambiental da Secretaria da Saúde, da Unidade de Concessões e Permissões da Secretaria do Meio Ambiente (Sama) e soldados do 62º Batalhão de Infantaria percorreram o local para eliminar criadouros do Aedes aegypti.
O trabalho conjunto da Saúde, Sama e 62º BI será realizado nos 10 cemitérios municipais. São cerca de 35 pessoas envolvidas na limpeza nos cemitérios.
“Esta semana iniciamos nos cemitérios maiores e na próxima semana levaremos a ação aos menores.
Vamos recolher embalagens que envolvem as flores, derramar a água dos vasos, tirar o lixo e fazer o tratamento dos locais que não é possível remover.”, explica Dayane Bento, gerente da Unidade de Concessões e Permissões da Sama.
Só no Cemitério Municipal, são 170 mil metros quadrados de área que será vistoriada. Dayane recomenda que as pessoas façam a limpeza periódica do túmulo dos familiares.
“Há muitas sepulturas abandonadas nos cemitérios municipais, que nunca são limpas.
E nos túmulos que recebem visitas, o principal problema é o papel de celofane que envolve as flores, que não deveria ser usado.
Os vasos precisam ser furados também, para não acumular água”, recomenda a gerente.
Além dos mutirões em conjunto da Saúde e da Sama, a Prefeitura realiza a limpeza periódica de todos os cemitérios municipais.
Ação de limpeza continua durante a semana
Nesta quarta-feira, as equipes estarão no Cemitério Nossa Senhora de Fátima. Na quinta-feira, o trabalho será realizado no Cemitério São Sebastião e na sexta-feira, ocorre no Cemitério Dona Francisca (manhã) e Cemitério Cubatão (tarde).
Descarte irregular de lixo
A Secretaria do Meio Ambiente (Sama) alerta para as ocorrências de descarte irregular de lixo que estão ocorrendo nos cemitérios municipais de Joinville.
Nas últimas semanas, foram registrados casos de móveis abandonados e até de restos de obras jogados em cemitérios.
Esses atos estão sujeitos à multa, por meio da fiscalização da Sama. Para descartar móveis, a população deve agendar a coleta com a Ambiental pelo WhatsApp: (47) 99963-5900, telefone (47) 3441-0400 ou pelo e-mail atendimento@ambiental.sc.
Não há custo adicional (valor está coberto pela taxa de lixo já paga pelo morador).
Para descartar entulhos da construção civil, é necessário contratar empresa especializada na coleta deste tipo de resíduo (empresa de caçambas), que deve estar cadastrada na Prefeitura.
Deve ser utilizado o Manifesto de Transporte de Resíduos (MTR) ou a empresa deve fornecê-lo.