quarta-feira,

08/10/2025

Joinville/SC

Prefeitura promove audiência pública para obras na sub-bacia do rio Itaum-Açu

No dia 8 de outubro, a Prefeitura realiza audiência pública sobre o Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA-RIMA) das obras de macrodrenagem, microdrenagem e pavimentação da sub-bacia do rio Itaum-Açu.

Os estudos são utilizados para prever os impactos das futuras obras e fazem parte do processo de licenciamento ambiental.

Na audiência pública, a população pode tirar dúvidas e fazer considerações sobre os levantamentos, que serão avaliadas pelo Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA) e podem ser incluídas no processo de licenciamento ambiental das obras.

O evento ocorre às 19h, na Escola Municipal de Jovens e Adultos (EJA), anexa ao Centro Educacional e Social do Itaum (Cesita), na rua Monsenhor Gercino, 1040, bairro Itaum.

As inscrições são feitas na hora do evento.

Para participar, é importante acessar o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA) de macrodrenagem na sub-bacia do rio Itaum-Açu para conhecer as informações sobre o projeto.

O documento está disponível no site da Prefeitura (bit.ly/AudienciaPublicaRioItaumAcu).

Os estudos e projetos realizados na sub-bacia do rio Itaum-Açu integram o “Projeto Viva Cidade 2”, referente ao contrato de empréstimo firmado com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O projeto abrange obras com objetivo de reduzir o risco de inundações, ampliar a cobertura de saneamento básico, além de preservar os mananciais.

A análise dos estudos compreende a fase inicial do projeto.

Dessa forma, ainda não há previsão para o início das obras.

Sobre a sub-bacia hidrográfica do rio Itaum-Açu

A sub-bacia hidrográfica do rio Itaum-Açu está localizada na porção sul da bacia hidrográfica do rio Cachoeira, em uma região de alta densidade populacional, especialmente próximo à sua foz.

Sua área de drenagem abrange os bairros Guanabara, Fátima, Itaum, Jarivatuba, Petrópolis, João Costa, Santa Catarina, Boehmerwald, Parque Guarani, Profipo e Itinga, beneficiando uma população estimada em 145 mil habitantes.

Você não pode copiar o conteúdo desta página