Com o edital do Mecenato do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) aberto, o gerente da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Leonardo Venske, apresentou o mecanismo de fomento à cultura durante o lançamento do Selo 100% Joinville 2025/2026, evento do Núcleo da Indústria da Cultura da Associação Empresarial de Joinville (Acij).
No evento, a Secult destacou a importância de empresários e empresas apoiarem financeiramente projetos culturais.
“A secretaria assume um papel ativo na articulação entre a iniciativa privada e os fazedores de cultura. Assim, a gestão municipal fortalece o ecossistema cultural, amplia o acesso da população à arte e ainda contribui para a valorização da identidade local”, afirma o gerente.
O Mecenato é um incentivo fiscal que permite que pessoas físicas ou jurídicas destinem parte dos impostos (ISSQN e IPTU) para financiar projetos culturais aprovados pela Prefeitura.
É uma forma de apoio financeiro, por meio de renúncia fiscal, para que artistas e produtores locais desenvolvam suas atividades e obras, promovendo o desenvolvimento artístico e a valorização do patrimônio cultural da cidade.
Os proponentes culturais devem fazer a inscrição até as 23h59 do dia 17 de outubro, no site da Prefeitura (bit.ly/Mecenato2025).