A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), vai realizar obras de pavimentação do acesso à Ponte Albertinho Bornschein, a partir desta terça-feira (7/5), na rua Dr Plácido Olímpio de Oliveira, no bairro Bucarein.
A previsão é que os trabalhos iniciem por volta das 9h.
Em função da obra, parte da via ficará temporariamente interditada, com previsão de liberação após a conclusão da ponte.
O tráfego de veículos será permitido a moradores, para trânsito local. Agentes do Departamento de Trânsito (Detrans) vão sinalizar o trecho e orientar motoristas e comunidade.
A interdição na rua Dr Plácido Olímpio de Oliveira vai desde a interseção com a rua Laguna até a rua Porto Belo, no cruzamento com a rua Gastão Vidigal.
Os desvios poderão ser feitos pelas ruas Laguna e Gastão Vidigal.
As obras no acesso à ponte são necessárias para melhoria da capacidade de carga, já que após a conclusão da ponte, o tráfego de veículos deve ser intenso nesta região.
Os trabalhos contemplam execução de nova estruturação da via, retirada do pavimento existente, escavação, colocação de base e sub-base, pavimentação, passeios e rampas de acesso.
A Ponte Albertinho Bornschein ligará as ruas Dr. Plácido Olímpio de Oliveira e Aubé, nos bairros Bucarein e Boa Vista.
A obra, orçada em R$ 10,6 milhões, está sendo realizada pelo consórcio formado pela Itaúba Incorporações e Construções Ltda e a Empreiteira de Mão de Obra Adrimar Ltda, sob supervisão da Secretaria de Infraestrutura Urbana de Joinville (Seinfra).
A ponte beneficiará a região Central e os bairros Bucarein, Boa Vista e entornos, melhorando a mobilidade, a segurança e a fluidez de trânsito.
Ela terá 118 metros de comprimento, duas pistas para carro e calçadas compartilhadas para pedestres e ciclistas, cada uma com 3 metros de largura.
Embarcações também poderão passar por baixo da ponte após a conclusão, pois o espaço livre é de 16,15 metros de largura por 6,6 metros de altura.
Em meados de abril, a Prefeitura concluiu a instalação das vigas de todos os vãos da Ponte Albertinho Bornschein, formando o trajeto completo da estrutura.
A partir de então, os trabalhos estão concentrados na estruturação da pré-laje e finalização da concretagem.